Submetido por lcgoncalves a 27 September 2019
Iniciativa "Um ODS por mês"
  • Data: 27 Set 2019

O ISCAL promove atividades que visam transformações de ordem social, económica e cultural.

Como instituições dinâmicas e milenárias as Instituições de Ensino Superior, coração da economia do conhecimento, que superou guerras, revoluções e numerosas transformações que atravessaram toda a história humana, deve saber uma coisa ou duas sobre sustentabilidade. Afinal, foram elas o motor do desenvolvimento e do progresso da humanidade desde os condutores de calor às descobertas mais recentes sobre as células estaminais e o genoma humano, só para dar um exemplo dos mais relevantes.

A academia sempre foi motor de grandes transformações sociais, o local certo onde se podem encontrar as soluções corretas para as questões da comunidade, quer seja a nível local ou supranacional.

O ISCAL, através da Biblioteca, e de acordo com a sua missão e visão, orienta a sua ação por um conjunto de princípios que promovem as boas práticas, tais como a igualdade, diversidade e inclusão, na prossecução de um Serviço Público eficiente e com qualidade, que tem em conta o interesse público, a comunidade e os cidadãos para uma sociedade mais e justa e solidária. São valores do ISCAL, entre outros, a abertura e participação na sociedade e a responsabilidade social.

É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável das pessoas e da comunidade onde está inserido, o ISCAL promove atividades que visam transformações de ordem social, económica e cultural. Assim, tendo como pano de fundo, a Agenda 2030 - os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão organizadas diversas ações e seminários sobre a temática.

As ações terão uma periocidade mensal, correspondendo cada mês a um dos ODS, durante o período de atividade escolar, e serão moderadas por um docente do ISCAL.

Seminários - Um ODS por mês

ODS1 – Erradicar a Pobreza

ODS6 – Água potável e Saneamento

ODS2 – Erradicar a Fome

ODS13 – Ação Climática (Alterações climáticas)

ODS14 – Proteger a vida marítima

ODS11- Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS5 - Igualdade de Género

ODS15 – Proteger a vida terrestre

ODS4 – Educação de Qualidade

ODS7- Energias renováveis

ODS12 – Consumo e produção responsáveis

ODS16 – Paz, Justiça e instituições eficazes

ODS3 – Saúde e Bem-estar

ODS8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico

ODS9 – Indústria, Inovação e infraestruturas

ODS17 – Parcerias para a implementação de objetivos

ODS10 – Reduzir as desigualdades

Biblioteca do ISCAL

Filomena Borba

Consultores científicos

Fernando Miguel Seabra

Jorge Rodrigues

O que são os ODS?

ods 600

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) representam uma prioridade global, fazendo parte da Agenda 2030 assinada por mais de 190 países, necessitam da intervenção de todos os atores sociais, desde as instituições governamentais até à sociedade civil. São prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem um esforço à escala mundial de governos, empresas e sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro das capacidades do nosso planeta.

Os objetivos tocam grandes áreas de intervenção. As pessoas - luta pela erradicação da pobreza e da fome, promoção da dignidade e da igualdade, realização pessoal e progresso económico e social; o Planeta – medidas de sustentabilidade sobre o consumo e produção, combate às alterações climáticas e apelo à boa gestão dos recursos naturais; a Paz – pugnar por sociedades mais justas e inclusivas, livres do medo e da violência; e Parcerias – criação de laços transversais para em conjunto trabalhar em prol dos mais vulneráveis.