Submetido por ffinteiro a 17 April 2020
ODS13 - Seminário "Ação Climática - Alterações climáticas"
ods13

[23 de abril de 2020 .:. 15h30 .:. online]

O próximo seminário dedicado à iniciativa Um ODS por mês, sobre o Objectivo nº 13 - Ação Climática - Alterações climáticas, será online no dia 23 de abril às 15h30. Este objectivo foca-se na necessidade de darmos valor ao capital natural, para além de medidas que visem “melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas."

O seminário conta com as seguintes participações:

• Álvaro Pimpão Silva - Investigador do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera)
    • David Avelar - Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Moderador: Professora Maria Julieta Azevedo - ISCAL

A participação está sujeita a inscrição, uma vez que o número de vagas é limitado. Solicita-se aos participantes que vistam ou incluam uma peça de cor verde.

Segundo o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, as alterações climáticas são o grande desafio do nosso tempo.

O que os dados científicos nos dizem é que estamos a ficar sem tempo para evitarmos os danos causados pela disrupção climática. O aquecimento global, por exemplo, aumenta significativamente os riscos quer para a humanidade quer para a natureza. São cada vez mais graves e frequentes os fenómenos naturais destruidores do nosso habitat, como as inundações, secas, tempestades tropicais e ondas de calor, tudo isso associado à subida do nível das águas do mar.

Reconhecer que precisamos de tomar medidas para combater os seus efeitos nefastos na nossa vida, na nossa saúde e na saúde do nosso planeta, implica  acções de reforço da resiliência e da capacidade de adaptação a essas alterações, mas também delinear estratégias e políticas num esforço de transformação da sociedade, da economia e das instituições nacionais e supranacionais.

Só assim seremos capazes de proteger e de mitigar os seus efeitos a nível global, condição prévia para mais e melhor saúde, menos desigualdades e um forte contributo para a paz e  estabilidade na nossa casa comum.

É um esforço de todos a favor de todos. Participem!