ISCAL Serviço
Alfasoft
Submetido por javaliadmin a 17 November 2020

1             1

O Serviço de Informação e Documentação (SID) é um serviço de apoio científico, pedagógico e à investigação e de gestão nos domínios da informação e da documentação.

O SID é composto pela biblioteca, pela mediateca, pela hemeroteca, pelo fundo antigo e pelos arquivos semiativo e definitivo, bem como por outros serviços que venham a ser criados.

COMPETÊNCIAS

O Serviço de Informação e Documentação tem as seguintes competências, nomeadamente:

• Promover a utilização dos recursos proporcionados pelas novas tecnologias documentais;

• Prestar apoio na área da gestão da informação, aos órgãos de gestão, áreas e serviços do instituto;

• Disponibilizar informação à comunidade externa ao instituto, nomeadamente através da realização de protocolos institucionais aprovados pelo Presidente;

• Gerir os arquivos semiativo e definitivo do instituto, assegurando as medidas de preservação que se vierem a revelar necessárias;

• Propor, de acordo com as orientações estabelecidas pelos Conselhos Técnico -Científico e Pedagógico, iniciativas editoriais relacionadas com as atividades do instituto;

• Assegurar a catalogação, classificação, indexação e cotação das espécies entradas na Biblioteca;

• Assegurar a elaboração de estatísticas relacionadas com os serviços;

• Propor aquisições, organizando e mantendo atualizadas as coleções de referência e de usuais;

• Assegurar a consulta presencial, o empréstimo domiciliário e o empréstimo interbibliotecas;

• Recolher, organizar e difundir toda a documentação de interesse científico e pedagógico e de apoio aos serviços, no âmbito dos arquivos semiativo e definitivo;

• Assegurar a atualização dos recursos tecnológicos de apoio à gestão da informação;

• Fomentar a atualização do núcleo documental;

• Dar todo o apoio necessário aos processos de investigação documental realizados pelos utilizadores do serviço;

• Acompanhar o estado de utilização do imobilizado afeto ao SID;

• Apresentar propostas fundamentadas de manuais de procedimentos e projetos de regulação;

• Assegurar as demais atividades que resultem da lei, de regulamentação administrativa, ou que lhes sejam cometidas pelo Presidente do ISCAL.

A Biblioteca disponibiliza mais de 9.700 documentos em regime de acesso livre, sendo que a sua coleção se encontra organizada por áreas temáticas das disciplinas lecionadas no ISCAL. Estas obras são passíveis de ser objeto de requisição pelos utilizadores internos do ISCAL (docentes, alunos e funcionários) e podem ser consultadas presencialmente por qualquer utilizador externo. Os documentos sinalizados com uma bola vermelha na lombada não são objeto de empréstimo domiciliário, podendo só ser consultadas na sala de leitura.

Coleção de Referência | Compreende uma coleção de obras de carácter geral tais como: Dicionários linguísticos e técnicos, Enciclopédias, Anuários e Manuais Práticos não sendo passíveis de ser emprestados.

Coleção de Periódicos | Conta com assinaturas ativas de cerca de 27 títulos de revistas de informação especializada. Os números mais recentes encontram-se em regime de acesso livre para leitura na sala, e os restantes números, mais antigos, deverão ser solicitados no balcão de atendimento.

Fundo Antigo | É composto por um espólio documental que reúne mais de 2.700 livros, editados entre 1830 e 1976, provenientes das quatro instituições que estão na génese do ISCAL: a Aula do Comércio (1759-1869), fundada pelo Marquês de Pombal, o Instituto Industrial e de Comércio de Lisboa (1869-1911), o Instituto Superior de Comércio (1911-1918) e o Instituto Comercial de Lisboa (1918-1976).

O valioso património contém livros sobre várias temáticas, com especial incidência nas áreas das Matemáticas, Contabilidade, Direito, Linguística, Gestão, História de Portugal, Geografia de Portugal Continental e das Colónias Ultramarinas. O acesso a esta coleção é reservado e a sua consulta sujeita a autorização prévia.