ISCAL Serviço

DA AULA DO COMMERCIO AO ISCAL

O ISCAL é a primeira Escola Portuguesa de Economia e Gestão da Europa.

1756

Estatutos da Junta do Commercio - 12 de Dezembro de 1756, que tinha como um dos seus deveres "o estabelecimento de huma Aula" para colmatar "a falta de arrecadação de livros, [...] e das demais partes, que constituem hum perfeito Negociante,...".

1759

Publicação a 19 de Maio de 1759 dos Estatutos da Aula do Commercio, confirmados por Alvará Régio na mesma data.

1844

Extinção da Aula do Commercio por Decreto de 20 de Setembro, na sequência da proposta de criação do Conselho Superior de Instrução Pública de um Instituto de Ciências Físicas e Matemáticas vindo a ser integrado o ensino da Contabilidade no Liceu de Lisboa (atual Escola Secundária Passos Manuel), através da criação da Secção Comercial.

1869

Integração da Secção Comercial do Liceu de Lisboa no Instituto Industrial de Lisboa, criado por Fontes Pereira de Melo, passando a chamar-se Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (IICL).

1911

Cisão do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa em duas escolas, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Comércio.

1918

O Instituto Superior de Comércio passa a designar-se Instituto Comercial de Lisboa e a ministrar o ensino da contabilidade.

1976

O Instituto Comercial de Lisboa passa a ter a designação de Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - ISCAL, ministrando o grau de bacharelato.

Nasce o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e integra o ISCAL.

2006

O ISCAL passa a atribuir o grau de licenciado (processo Bolonha) e mestre. O Instituto dá, assim, inicio aos cursos de Contabilidade e Administração, Finanças Empresariais e Gestão.

2008

Ano de início dos mestrados - Auditoria; Contabilidade e Análise Financeira; Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras; Contabilidade; Contabilidade Internacional; Controlo de Gestão e dos negócios; Fiscalidade.

Ano de origem do Curso de Solicitadoria Pós-Laboral.

Inicia-se o Mestrado de Gestão e Empreendedorismo.

Inicia-se o Curso de Comércio e Negócios Internacionais Pós-Laboral.

Fonte: Estatutos do ISCAL | Despacho n.º 3182/2020, de 10 de março