Passar para o conteúdo principal
Nome
smmartins
Submetido por smmartins a 14 November 2019
ODS6 - Seminário "Água potável e saneamento"
ods6

[28 de novembro de 2019 .:. 15h .:. ISCAL, Auditório 2]

A iniciativa Um ODS por mês segue a 28 de novembro com um seminário sobre o 6.º dos objetivos "Água potável e saneamento".  Este objectivo tem como meta, até 2030, “Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.”  

O seminário dedicado ao 6.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - "Água potável e saneamento" - conta com as seguintes participações:

    • Dr.ª Celeste Anselmo - EPAL;
    • Dr.ª Ana Isabel Castanheira - Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF);
    • Professora Amparo Sereno – ISCAL e em representação da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).


Cartaz - ODS6 - Seminário "Água potável e saneamento"
 

Água limpa e de qualidade é condição sine qua non para que vivamos melhor. Num planeta onde 70% da sua superfície é água e água fresca em quantidade para todos nós, continuamos a assistir ao flagelo que afecta as populações mais pobres do mundo. 
Milhares, senão milhões de mortes ocorrem devido a doenças associadas às condições em que se processa a distribuição de água. Seja a escassez de água e a sua deficiente gestão, a sua baixa qualidade e um saneamento desajustado, o certo é que estamos perante graves problemas de segurança alimentar.   
Actualmente, mais de 2 bilhões de pessoas vivem com dificuldades de acesso a água doce e, até 2050, é provável que, pelo menos, uma em cada quatro pessoas viva num país afetado por escassez crónica ou recorrente de água doce. A relevar ainda o cenário resultante da seca em alguns dos países mais pobres do mundo que tem como consequências a fome e a desnutrição. 
Mas nem tudo são más notícias, na última década assistiu-se a progressos no que diz respeito ao fornecimento e ao saneamento e, neste momento, mais de 90% da população mundial tem acesso a melhor água potável.