Submetido por ffinteiro a 16 February 2023
ODS 10 | Seminário | Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
ODS 10

É já no próximo dia 1 de março, pelas 10h00, que terá lugar o seminário dedicado ao Objetivo n.º 10 - Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países, da atividade Um ODS por mês. Uma das metas a alcançar é “reduzir a desigualdade no interior e entre países. Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra. Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias.”

O seminário conta com as seguintes participações:

• Adolfo Sommarribas | Investigador e membro do University Council of the University of Luxembourg | Coordenador da Plataforma dos Apátridas da Rede Europeia de Migrações
  • Orlando Gomes | Professor coordenador principal no ISCAL na área da Economia | Doutorado em Economia

Moderador: Professora Ana Sofia Carvalho | ISCAL

Assistir

ID da reunião: 941 0614 0003
Senha de acesso: 917146

Em setembro de 2015, as Nações Unidas adotaram formalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, substituindo deste modo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Contudo, a sustentabilidade é mais do que um debate sobre alterações climáticas, é um debate reflexivo sobre as desigualdades. São os princípios orientadores de uma agenda que explora as ligações entre as conquistas da sustentabilidade em termos de qualidade ambiental, mas também as da igualdade entre pessoas e sociais, com vista a uma melhor qualidade de vida para todos, agora e no futuro, em ecossistemas sustentáveis.

Para se atingir esse pressuposto é necessário haver qualidade de vida e bem-estar para todos, assegurar justiça e equidade em termos de reconhecimento, processos, procedimentos e resultados e reconhecer os limites do ecossistema e a necessidade de temos de agir agora.

Todos os 17 ODS estão relacionados e reconhecem a ligação entre a qualidade ambiental e a igualdade humana. Acabar com a pobreza é melhorar a igualdade de género, a saúde e educação das pessoas e reduzir as desigualdades. A justiça social e a sustentabilidade devem ter a mesma receita para a realização de todos os ODS.

_______EN

Last, but not least, SDG 10 - Reduce inequality within and among countries  is the subject of the upcoming seminar of the One SDG a Month initiative, which will take place in a hybrid format next March 1, 2023, at 10 a.m., Auditorium 2. The objective of this SDG is to reduce inequality within, among countries, empower, and promote the social, economic and political inclusion of all, irrespective of age, sex, disability, race, ethnicity, origin, and religion, economic or other status. It is also its aim to ensure equal opportunity and reduce inequalities of outcomes, by eliminating discriminatory laws, policies and practices and endorsing appropriate legislation, policies and actions in this regard.

Speakers:

• Adolfo Sommarribas | Researcher and Member of the University Council of the University of Luxembourg / Coordinator of the EMN Platform of Statelessness
  • Orlando Gomes | Coordinator Professor of Economics - ISCAL-IPL / PhD in Economics

Moderator:  Professor Ana Sofia Carvalho  | ISCAL/IPL

Join Here

Session ID: 941 0614 0003
Access code: 917146

In September 2015, the United Nations Assembly formally adopted the Sustainable Development Goals (SDGs), superseding the Millennium Development Goals (MDGs), to be implemented by 2030.

However, sustainability is more than a debate about climate change; it is an insightful debate about inequality. It is the moral compass of an agenda that explores the connections between the simultaneous achievements of environmental quality and human and social equality so as to achieve a better quality of life for all, now and in the future, in sustainable ecosystems.

To reach this goal it is necessary to achieve quality of life and wellbeing for all; ensuring justice and equity in terms of acknowledgment, processes, procedures and outcomes and recognize the limits of our ecosystem and the need to act now.

All the 17 SDGs are interconnected and they acknowledge the relation between environmental quality and human equality; stopping poverty means improving gender equality, people’s health and education and reducing inequalities. Social justice and sustainability must go hand in hand to accomplish all SGDs.

_____________

Watch video: