Alfasoft
Submetido por javaliadmin a 14 January 2021
Bandeira Eco-Escola 2019-2020
  • Data: 14 Jan 2021

O ISCAL é uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas 2019-2020.

É com satisfação que comunicamos a obtenção da "Bandeira Verde" no primeiro ano em que participamos no programa Eco-Escolas, fruto de um trabalho colaborativo que envolveu alunos, funcionários e docentes.

São devidos especiais agradecimentos aos membros do Conselho Eco-Escola ISCAL.

eco escolas logo

O Dia das Bandeiras Verdes 2020 celebrou-se no dia 13 de Novembro de 2020, às 14h30 e foi transmitido online no YouTube ABAE e Facebook Eco-Escolas. Mais informação AQUI!

No dia 13 de janeiro de 2021, pelas 11h, no ISCAL hasteou-se a Bandeira Verde.

Fotografias da cerimónia disponíveis aqui

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ISCAL (@iscal.ipl)

No dia 13 de janeiro de 2021 foi entregue ao ISCAL a Bandeira Verde respeitante ao programa Eco-Escolas 2019/2020. Este galardão vem premiar o desempenho do ISCAL no programa, naquele que foi o primeiro ano da nossa participação.

Na cerimónia tomaram a palavra diversos intervenientes:

- Os coordenadores do programa Eco-Escolas no ISCAL, professor Fernando Miguel Seabra e professora Margarida Piteira, que procederam a um breve enquadramento da participação do ISCAL neste programa e agradeceram a todos os que contribuíram para o sucesso desta participação.

- A Dr.ª. Ana Cristina Brito, da Câmara Municipal de Lisboa, felicitou o ISCAL pela sua participação no programa.

- Ana Beatriz, aluna do ISCAL, membro do Conselho Eco-Escolas do ISCAL, deu o testemunho do seu envolvimento pessoal no domínio ambiental e da sua participação no programa Eco-Escolas.

- O aluno Tomás Silva em representação da AE ISCAL manifestou o orgulho na atribuição ao ISCAL desta bandeira verde.

- O professor António Belo, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, referiu o envolvimento das várias escolas do IPL no programa Eco-Escolas e comentou a importância do despertar da consciência ecológica associada à participação neste programa.

- A fechar o ciclo das intervenções, o professor Orlando Gomes, Presidente do ISCAL, realçou o envolvimento de alunos, professores e funcionários neste programa e a importância do desenvolvimento da consciência sobre as questões da sustentabilidade e do ambiente enquanto elementos fundamentais.

A intervenção completa dos oradores poderá ser visualizada no instagram do ISCAL.

Após as intervenções seguiu-se a oferta de lembranças. Participaram neste ato:

- O Professor Rui Almeida, Presidente do Conselho de Representantes do ISCAL, agradecendo o apoio à Câmara Municipal de Lisboa e à Dr.ª. Ana Cristina Brito da Divisão de Gestão do Parque Florestal do Monsanto e de Sensibilização Ambiental da CML.

- O Professor Osvaldo Caldeira, Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAL, atribuindo uma lembrança à aluna Ana Beatriz que participou em três projetos/desafios no âmbito da participação do ISCAL no programa Eco-Escolas 2019/2020. A atividade “Em Busca dos Suspeitos do Costume” apresentava como desafio a elaboração de um cartaz com cinco resíduos habituais em casa e propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos. Este trabalho recebeu o 2º Prémio atribuído pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa no concurso “Em Busca dos Suspeitos do Costume em Casa”.

- O Professor Jorge Rodrigues, Presidente do Conselho Técnico Científico do ISCAL, em agradecimento à comunidade atribuiu uma lembrança ao professor Miguelangelo Gianezini da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil, membro do Conselho Eco-Escolas do ISCAL no ano lectivo 2020-2021 e que representou nesta cerimónia as entidades externas do Conselho Eco-Escolas do ISCAL.

No final da cerimónia foi entregue pela Dr.ª. Ana Cristina Brito ao professor Orlando Gomes os certificados da participação do ISCAL e a Bandeira Verde.

Estiveram também presentes na cerimónia diversos membros do Conselho Eco-Escolas do ISCAL: o aluno Sérgio Mendes, Dr.ª Fernanda Diogo, Dr.ª Filomena Borba, Dr.ª Liliana Gonçalves, Professora Amparo Sereno Rosado, Professor Fernando Carvalho e Professora Julieta Azevedo.

Relembramos que o Conselho Eco-Escolas do ISCAL está aberto a todos e todas, alunos, funcionários e professores que tenham disponibilidade para um papel ativo neste programa.