Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 7 November 2023
"Quero que a minha história seja a de mais pessoas na KPMG": Alumnus do ISCAL em entrevista à Executive Digest
  • Data: 07 Nov 2023

Nascido na Marinha Grande, Vítor Ribeirinho é licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Iniciou a carreira profissional no Grupo Jerónimo Martins, em 1989, onde durante dois anos desempenhou diversos cargos na direcção financeira. Em 1991, Vítor Ribeirinho ingressou na KPMG Portugal onde evoluiu na sua carreira enquanto auditor. Destaca-se a sua nomeação a partner, em 2002, em 2006 integrou a Comissão Executiva enquanto Head of Audit e em 2016 foi nomeado vice-presidente, cargo que desempenhou até 2021. Em 1 de Outubro desse ano iniciou o seu mandato de cinco anos enquanto presidente da KPMG Portugal.

"(...) O meu pai constatou que eu tinha jeito para fazer algo diferente e demos o passo seguinte - tomámos a decisão de eu ir para Lisboa estudar (no Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Assumi o compromisso de agarrar e aproveitar esta oportunidade o melhor possível. Nessa altura estávamos em 1986 (ano de adesão de Portugal à CEE) e isso veio associado aos fundos comunitários, muitos dos quais direcionados para temas de formação.

Para apoiar aquilo que eram as minhas despesas em Lisboa socorri-me dos meus instrumentos de gestão - aprendi primeiro a arte do controlo de custos sobretudo para compensar a ausência de receita. Desde o primeiro momento procurei ser um aluno organizado e cumpridor porque sabia que não tinha espaço para falhar. O meu papel era o de terminar todos os exames para depois ter uma janela de oportunidade de dois ou três meses para poder participar em formações remuneradas. Tentei ser selectivo nestas formações, não só com base na remuneração, mas também com base em áreas onde eu sentia ter maior fragilidade, por exemplo na área da tecnologia. Tive também naquela altura um primeiro contacto para uma realidade, a área da contabilidade e que mais tarde viria a ser relevante e útil na KPMG. E essa oportunidade surge quando uma pessoa da minha Universidade me diz que a Jerónimo Martins estava à procura de finalistas. Assim, em 1990 integrei a Jerónimo Martins na área financeira e conheço duas pessoas muito importantes: uma que era o CFO à época, o Dr. José Quintas, e outro senhor que hoje conhecemos melhor (Pedro Soares dos Santos) mas na altura era apenas o filho do patrão e andava a percorrer as várias áreas da empresa, como se deve fazer numa organização familiar exemplar(...)". 

 

Leia a reportagem completa sobre o percurso do antigo aluno do ISCAL na revista Executive Digest.