O ISCAL desenvolveu uma atividade letiva no âmbito da unidade curricular de Marketing que integrou, de forma estruturada e crítica, o uso da Inteligência Artificial no processo de aprendizagem. A iniciativa partiu do Professor João Pereira, Professor Adjunto da Área Departamental de Gestão, e foi concebida como um exercício de trabalho em grupo mediado por IA, com o objetivo de reforçar a articulação entre a componente teórica (saber) e a aplicação prática (saber fazer), promovendo simultaneamente uma utilização responsável destas tecnologias como instrumento de apoio à aquisição de aprendizagens significativas.
A atividade respondeu à necessidade de sensibilizar os estudantes para o uso consciente e ético da Inteligência Artificial em contexto académico e empresarial, permitindo compreender o seu potencial e explorar as suas capacidades de forma informada. Para esse efeito, foi proposto um problema concreto na área do marketing, enquadrado numa perspetiva antropocêntrica e não exclusivamente tecnocêntrica. Este enquadramento assentou no princípio de que a tecnologia deve adaptar-se ao utilizador e não o inverso, condição essencial para estimular a criatividade, preservar o pensamento crítico e evitar a delegação cognitiva.
Com base neste entendimento, foi solicitado aos alunos o desenvolvimento e a comunicação de marketing de um novo produto. Para aumentar o grau de exigência e complexidade da tarefa, optou-se por trabalhar um produto OTC (medicamento de venda livre), o que implicou uma abordagem mais rigorosa e responsável. Os resultados revelaram-se positivos, tanto ao nível da qualidade dos produtos finais como do entusiasmo e empenho demonstrados pelos estudantes ao longo do processo.

No âmbito desta iniciativa, foi selecionado um trabalho desenvolvido por um dos grupos da turma TPGD 31, que se destacou pela consistência conceptual e pela qualidade da execução. O projeto inclui diferentes suportes de comunicação, nomeadamente o design da embalagem, um flyer promocional, um expositor de farmácia, um mockup para teste de embalagem com recurso a impressão 3D e uma apresentação final em formato PowerPoint.


Esta experiência pedagógica reforça o compromisso do ISCAL com práticas de ensino inovadoras e responsáveis, alinhadas com os desafios atuais do ensino superior e com a formação de profissionais capazes de integrar a tecnologia de forma crítica, criativa e consciente.