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Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 9 May 2025
Ensino superior em debate: Vice-presidente do ISCAL defende mudança de paradigma em Cabo Verde
  • Data:

No passado dia 8 de maio, o vice-presidente do ISCAL, José Luís da Silva, discutiu o papel das tecnologias, da inteligência artificial e das habilidades na Educação no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), na Cidade da Praia, Cabo Verde. 

A palestra, intitulada “Novas Perspetivas para o Ensino Superior”, reuniu estudantes e docentes e promoveu uma reflexão conjunta sobre os desafios e caminhos possíveis para a educação universitária.

Durante a sua intervenção, o Professor José Luís da Silva destacou a necessidade de o ensino superior se afastar do modelo tradicional, centrado no professor, e passar a colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem. O docente sublinhou que, atualmente, os estudantes têm acesso imediato à informação, sendo essencial que os professores ensinem a pensar criticamente, a selecionar informação e a desenvolver competências.

A inteligência artificial (IA) foi um dos temas centrais da palestra. José Luís Silva defendeu que o ensino superior deve integrar esta tecnologia nos currículos, não apenas como uma ferramenta técnica, mas como um elemento essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. Alertou ainda que quem não souber utilizar a IA ou integrá-la no seu processo de trabalho ou aprendizagem "ficará para trás".

A Diretora do Pólo Universitário da Praia, Sílvia Rocco, destacou a relevância da visita do Professor e da realização desta sessão no contexto dos mestrados em Fiscalidade e Gestão de Instituições Financeiras, atualmente em curso no ISCEE com o apoio técnico-científico do ISCAL. Sílvia Rocco enfatizou que, em 2025, o ensino superior não pode ficar preso ao modelo tradicional, sendo fundamental garantir um ensino atualizado e alinhado com as exigências do mercado de trabalho.

Esta iniciativa reforça a parceria entre o ISCAL e o ISCEE, promovendo a internacionalização e a inovação pedagógica, pilares fundamentais para a formação de profissionais competentes e adaptados às exigências do século XXI.