Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 23 January 2026
Eco-Escolas organiza almoço intergeracional de docentes na Sociedade de Geografia de Lisboa
  • Data:

Um ano após o encontro anterior, realizou-se na Sociedade de Geografia de Lisboa mais um almoço intergeracional de professores, uma iniciativa do Conselho Permanente Eco-Escolas do ISCAL. Este ano, o evento contou também com a participação de dois estudantes, em representação da Associação de Estudantes, que quiseram conhecer antigos professores da instituição e reforçar a ligação entre gerações.

 

almoço

 

O local manteve-se, pela forma acolhedora como recebe os participantes, sentindo-se, quase como em casa. À entrada da Sociedade de Geografia, destaca-se um quadro que retrata a receção de Vasco da Gama na Índia, em Calecute — episódio igualmente representado num dos painéis de azulejos do ISCAL, no corredor do piso térreo, que ilustram cenas da partida para a Índia e da receção pelo Samorim local. Recorde-se ainda que o Palacete Viana, também conhecido como Palacete das Chagas (Rua das Chagas, n.º 7 a 15), acolheu a sede da Sociedade de Geografia de Lisboa entre 1891 e 1897 e, mais tarde, em 1918, recebeu o Instituto Comercial de Lisboa (ICL), antecessor do ISCAL.

Pelas 12h30, a sala de convívio reunia já um vasto número de participantes, num ambiente de alegre confraternização que nem a tempestade “Ingrid” conseguiu impedir.

Após o almoço, o Professor Fernando Seabra, coordenador do Programa Eco-Escolas ISCAL, dirigiu breves palavras de apreço pela animada convivência e pela troca de experiências entre os presentes, passando, de seguida, a palavra à Professora Maria Luísa Silva, que apresentou um novo projeto intergeracional de escuta e partilha de memórias. O aluno Tiago Ramos, conselheiro  Eco-escolas ISCAL e responsável do Departamento de Sustentabilidade e Ação Social da Associação de Estudantes, confirmou o empenho em colaborar nesta nova iniciativa.

 

almoço

 

As intervenções que se seguiram evidenciaram o bom acolhimento das ideias apresentadas e o interesse em manter e reforçar a ligação ao ISCAL. O Professor Júlio Ferrolho salientou a importância de uma maior conectividade dos professores aposentados à atividade do ISCAL nas redes sociais; a Professora Maria Augusta Fernandes sobre a proposta apresentada recomendou uma análise do trabalho desenvolvido no passado e o Professor Pedro Rodrigues sugeriu que, no ISCAL, passasse a realizar-se a “Última Lição”, proferida pelos docentes no momento da sua aposentação. O Professor Joaquín Texeira, da Universidade da Extremadura, deixou igualmente palavras de incentivo, aplaudindo as iniciativas académicas do ISCAL.

Por fim, os participantes que ainda não conheciam a Sociedade de Geografia de Lisboa tiveram a oportunidade de realizar uma breve visita guiada na qual a professora Julieta Azevedo, coordenadora do Programa Eco-Escolas ISCAL evidenciou as circunstância históricas que ligam o passado da Sociedade de Geografia de Lisboa ao passado do ISCAL, já descritas neste texto.

Texto e Imagens do Conselho Permanente Eco-Escolas do ISCAL