Submetido por lcgoncalves a 8 April 2022
"Queremos pessoas que estejam lá para construir e crescer diariamente com a Instituição": Pedro Pinheiro eleito Presidente do ISCAL
  • Data: 08 Abr 2022

Três semanas após a apresentação da sua candidatura à Presidência do ISCAL, o docente e anterior Vice-Presidente, Pedro Pinheiro, tomou posse esta sexta-feira, dia 8 de abril, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, em Benfica.

A cerimónia teve início às 10h00 com a abertura do Presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), Elmano Margato, que agradeceu desde logo a presença de todos e o trabalho exemplar da anterior presidência constituída pelo Professor Orlando Gomes(Presidente), Fernando Carvalho (Vice-Presidente) e Pedro Pinheiro (Vice-Presidente). "Aqui fica o meu reconhecimento à equipa anterior pelo trabalho realizado", começa por dizer o Presidente.

Do ponto de vista de Elmano Margato conduzir uma Instituição como o ISCAL, com uma ampla comunidade académica, é um desafio que requer trabalho e dedicação.

1

Ao encontro do mote da candidatura de Pedro Pinheiro à Presidência do Instituto, o atual Presidente do Politécnico de Lisboa, afirma que o progresso do ISCAL só acontecerá com o contributo de todos: "A perspetiva de crescimento para o futuro [do ISCAL] depende de todo o corpo docente e dos funcionários não docentes", reconhecendo em si todas as condições para estar à altura do desafio.

"Desejo ao Pedro Pinheiro as maiores felicidades profissionais e que ele seja capaz de tomar as decisões justas - e tem todas as condições para isso, porque foi aluno, docente e hoje é Presidente desta Instituição. É um homem de dentro, que conhece desde Docentes a Não Docentes, ao movimento associativo, .... Que o futuro sorria ao professor Pedro Pinheiro.", rematou Elmano Margato.

Quanto a Pedro Pinheiro, direcionou um agradecimento especial ao antigo Presidente do ISCAL, Orlando Gomes, bem como ao docente e seu colega, Fernando Carvalho, confessando: "Já tive a hipótese de o fazer, de agradecer pelo facto de ter trabalhado com ambos (durante estes últimos oito anos no caso do professor Fernando Carvalho e nos últimos quatro com o professor Orlando Gomes), e hoje estar aqui, muito devo, quer a um, quer a outro, quer ao professor Trindade Nunes pelos ensinamentos que me transmitiram e pela experiência que me proporcionaram, o que permitiu que hoje me sinta preparado para dar este passo". Pedro Pinheiro fez ainda referência ao professor João Asseiceiro, que fora também Presidente do ISCAL, reforçando que foi com estes que adquiriu a experiência que considera necessária para as funções que acaba de tomar posse.

2

O docente do ISCAL mostrou-se orgulhoso por esta nova conquista, salientando o seu percurso "que se iniciou há 25 anos quando comecei por ser aluno do ISCAL - e eu sou convictamente uma pessoa orgulhosa de ter sido estudante do Ensino Politécnico, sou uma pessoa orgulhosa de ter sido estudante do ISCAL e sou, hoje, uma pessoa orgulhosa por continuar neste subsistema e por continuar a desenvolver a minha atividade nesta Instituição".

presidente do ISCAL referiu ainda que é um motivo de orgulho em tomar posse perante “mais do que colegas, este conjunto de amigos que se deslocaram até ali para assistir à cerimónia", o que considera estar relacionado com o facto de “continuar a acreditar que as instituições existem porque existem pessoas e têm que ser geridas colocando as pessoas em primeiro lugar”.

Para si, "só é possível construir o ISCAL que todos pretendemos, se tivermos em primeiro lugar as pessoas. Ou seja, se tivermos a capacidade de ouvir as pessoas, de sentir o que elas pensam e tentar, de alguma forma, conciliar um conjunto de interesses que muitas vezes é divergente mas nunca esquecendo que o primeiro interesse será sempre o interesse do ISCAL enquanto Instituição”.

3

A todos, Pedro Pinheiro prometeu que "para qualquer decisão tomada, vai sempre existir a capacidade de a explicar e sempre a capacidade de demonstrar os fundamentos da mesma", justificando que o único ponto que o vai nortear ao longo destes quatro anos “é a melhoria contínua do ISCAL”.

Quanto à sua visão do futuro do Instituto, o mesmo afirma que esta é uma escola que conta com a participação de todos os envolvidos, em que todos se devem sentir parte.

"Queremos pessoas que estejam lá para construir e crescer diariamente com a Instituição e, obviamente, para também crescer enquanto profissionais e enquanto pessoas", realça.

No final, Pedro Pinheiro volta ao discurso inicial realçando que quer uma equipa que seja orgulhosamente Politécnica, pronta para fazer crescer a Instituição a vários níveis destacando quatro eixos - oferta formativa, investigação, inovação e desenvolvimento, do ponto de vista da internacionalização desta e do ponto de vista da transformação organizacional - e deixando um apelo à comunidade: “podem não concordar com tudo o que vai ser feito, mas confiem naquilo que vamos fazer, ao longo de quatro anos, trabalhem connosco. Que nos possam dar o benefício da dúvida e que nos digam, frontalmente, aquilo com que não concordem e que daqui a quatro anos, aí sim, nos julguem”.

4

Texto de LG/GCI ISCAL