Submetido por lcgoncalves a 20 January 2023
Politécnico de Lisboa no 10.º G-icom
  • Data: 20 Jan 2023

10.ª edição do Encontro Nacional dos Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior decorreu nos dias 19 e 20 de janeiro, em Peniche. O Politécnico de Lisboa marcou presença na iniciativa com 13 representantes, entre os 89 participantes. Tecnologias 4.0 e o impacto na comunicação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi o tema em destaque.

No primeiro dia foram abordadas questões relacionadas com a pedagogia e a inovação, nomeadamente o impacto da tecnologia nos atuais modelos pedagógicos. Foram apresentados vários exemplos de soluções tecnológicas desenvolvidas pela indústria aplicadas à Educação. Foi ainda promovida uma reflexão sobre a melhor forma das IES comunicarem com os seus públicos.

1Catarina Dias (Gab Com ESCS) e Clara Santos Silva (GCI IPL)

O segundo dia iniciou com dinâmica de grupo para promover a troca de ideias e pensar como reposicionar as Instituições de Ensino Superior face aos desafios do mundo digital. O grupo do Politécnico de Lisboa apresentou uma estratégia para entrada da instituição no Metaverso, destinada a alunos do 3.º ciclo, cujo objetivo passa por realçar a importância da prossecução dos estudos com recurso a uma interação entre os jovens e a academia, através de uma experiência de aprendizagem imersiva que acrescente valor e, simultaneamente, aumente a visibilidade do IPL.

A tarde foi dedicada à relação entre a Inteligência Artificial e o Metaverso e as áreas da Educação, Ciência, Gestão, Ética e Saúde Mental.

Na iniciativa da Fórum Estudante estiveram o vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, a vice-presidente da Escola Superior de Educação, Cátia Rijo e profissionais de comunicação dos Gabinetes de Comunicação e Imagem do IPL, da Escola Superior de Comunicação Social, da Escola Superior de Teatro e Cinema, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e do Centro de Produção da Escola Superior de Dança.

Texto de CSS/GCI
Imagens de DS/GCI IPL