Submetido por ffinteiro a 11 September 2023
ISCAL com imagem renovada neste ano letivo
  • Data: 11 Set 2023

Tendo presente a necessidade de melhorias substanciais ao nível das instalações, das condições de estudo, de trabalho e de bem-estar de toda a comunidade académica reforçamos que estamos ativamente empenhados na concretização deste objetivo.

Neste sentido, iremos iniciar este ano letivo 2023/2024 já com algumas melhorias implementadas, as quais acreditamos que já terão algum impacto positivo em toda a comunidade do ISCAL, nomeadamente:

• Obra realizada ao nível da renovação do auditório II (Piso 6), onde o afagamento e envernizamento do chão, a colocação de nova alcatifa, conjuntamente com a estofagem das cadeiras existentes  e a alteração do mobiliário permitiu criar um espaço com uma imagem renovada;
  • Obra de afagamento e envernizamento do chão de todas as salas do piso 1, assim como do corredor do piso 6, o que permitiu melhorar a imagem destes espaços;
  • A Execução de um serviço de revisão de toda a parte elétrica do edifício, o que por si só já foi muito importante, mas que, acima de tudo nos irá permitir implementar no curto prazo diversas medidas de melhoria a este nível;
  • Renovação do parque informático, nomeadamente com a substituição de cerca de 100 computadores e monitores, os quais vão permitir melhorias substanciais nas salas de aula e, nas salas de trabalho de docentes e funcionários;
  • Reorganização do layout da sala 5.10, ficando esta sala como sala atos (ex: provas académicas) e sala de reuniões. Deste modo, qualquer docente poderá efetuar a sua reserva para as reuniões que entenda. (ex: reunião de área; reunião com convidados externos, com alunos de mestrado, entre outras).

Contudo, para além do trabalho já realizado, temos presente que o nosso objetivo de melhoria contínua, implica ainda muito mais da nossa parte.

Neste sentido temos a decorrer um processo de execução um serviço de arquitetura, o qual tem como objetivo vir a permitir uma melhoria dos espaços de estudo e lazer, nomeadamente através de uma renovação do pátio do piso 0, bem como do aproveitamento do terraço existente no piso 1.

No entanto, acreditamos ser possível fazer ainda mais e melhor e, como tal, estamos a trabalhar com o objetivo de vir a implementar, no curto prazo, um vasto plano de melhorias:

• Criação de um novo Auditório localizado no piso 1;
  • Renovação dos equipamentos de Ar Condicionado de todo o edifício;
  • Introdução de melhorias no Auditório 1;
  • Renovação das casas de banho do piso -1 e piso 0;
  • Melhoria das infraestruturas informáticas, nomeadamente ao nível da cablagem de fibra ótica e de rede UTP;
  • Pinturas numa parte substancial do edifício, nomeadamente ao nível dos pisos 1, 2 e 3;
  • Aquisição de mobiliário para as salas de aulas dos pisos 1 e 2;
  • Criação de uma sala de aula mais dinâmica, nomeadamente com aquisição de mobiliário semelhantes ao existente nas “salas do futuro”;
  • Aquisição de um  MUPI;
  • Investimento na melhoria dos elevadores;
  • Aquisição de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica;
  • Substituição e impermeabilização das coberturas existentes, nomeadamente ao nível do telhado do edifício e do melhoramento da cobertura do terraço no piso 1 e biblioteca;
  • Implementação de melhorias ao nível do espaço da biblioteca;
  • Recuperação dos cerca de 27 painéis de azulejos existentes nos corredores do piso 0 e no pátio. Estes painéis são uma marca do ISCAL e carecem de manutenção e preservação urgente. Contudo, esta intervenção será realizada com o recurso a mecenas, os quais nos vão auxiliar financeiramente nesta intervenção. Contudo, estamos ainda a aceitar mecenas que queiram participar neste projeto.

Por fim, entendemos que toda a comunidade do ISCAL tem de ser parte ativa deste processo de melhoria e, como tal, contamos com todos vós para nos ajudarem na concretização destes e outros objetivos, pois só assim entendemos fazer sentido.

Agradecemos ainda a vossa compreensão para o facto de ao longo do ano letivo puderem existir alguns constrangimentos decorrentes deste plano de melhoria das infraestruturas.