Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 19 July 2022
Docente Clara Gariso publica Livro: "Irc Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas"
  • Data: 19 Jul 2022

O ISCAL tem o prazer de anunciar a publicação do livro “Irc Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas”, na editora Rei dos Livros, da autoria da professora do ISCAL Clara Gariso.

Este livro foi elaborado para habilitar alunos, candidatos, não especialistas, na aquisição de conhecimentos na área fiscal relacionada com o imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas, e testarem os mesmos na resolução de questões de escolha múltipla extraídas dos exames da OCC. Trata-se também de uma ferramenta de trabalho útil para todos aqueles que desempenham as suas funções na área fiscal.

Estruturado de modo a facilitar o estudo e a preparação para a realização de provas de conhecimento técnico, na elaboração deste livro foram considerados os seguintes critérios: O livro contém uma parte inicial com uma explicação básica e genérica relativa ao IRC, contemplando alguns exemplos simples. Além disso, a segunda parte contém as questões resolvidas dos exames de admissão à OCC, relacionadas com o IRC, desde 2018. As questões contém duas partes: primeiro apresenta-se o conteúdo do enunciado relevante para efeitos de resolução da questão apresentada; segundo a resposta correta com indicação da base legal, uma breve explicação do raciocínio de facto, e a apresentação dos cálculos auxiliares quando assim o justifica.

São da exclusiva responsabilidade dos autores a indicação da base legal, respetiva explicação, e demonstração dos cálculos auxiliares, sendo os mesmos indicados em função da legislação aplicável à data dos factos. No necessário âmbito de um livro com esta finalidade, não se ladearam questões fundamentais, privilegiando-se as temáticas mais abordadas em provas de conhecimento ocorridas no passado, e uma linguagem simples e clara.