No dia 14 de julho, Ricardo Emanuel, docente do ISCAL, publicou um artigo de opinião no jornal ECO intitulado “Como acabar com o tabu do dinheiro?”. Nesta reflexão, o autor convida à urgência de quebrar o silêncio cultural em torno do dinheiro em Portugal, apontando as consequências deste tabu para a vida financeira das famílias, das empresas e da sociedade.
Segundo o docente, “o dinheiro, em Portugal, é tabu” - e este silêncio tem um custo elevado: impede-nos de aprender, de partilhar, de negociar e de tomar decisões informadas. A partir de exemplos do quotidiano, como conversas familiares ou entre amigos, Ricardo Balsa mostra como o tema continua a ser evitado, mesmo em contextos onde seria essencial discuti-lo com abertura e clareza.
O artigo recorre à economia comportamental e à psicologia financeira para explicar fenómenos como a aversão à perda, as contas mentais e a ancoragem, ilustrando como esses mecanismos afetam as decisões financeiras.
Numa nota pessoal, o autor relata a experiência marcante de lecionar uma aula de literacia financeira a crianças do pré-escolar, sublinhando como, muitas vezes, “são os adultos que se esquecem do básico”. Para combater esta desconexão, sugere três exercícios simples para iniciar conversas sobre dinheiro, em casa e no trabalho.
A reflexão termina com um apelo à valorização de todas as formas de riqueza -não apenas financeira, mas também de tempo, saúde e relações. Citando autores contemporâneos e pensadores como Agostinho da Silva, Ricardo Emanuel defende uma nova mentalidade, centrada na literacia da riqueza em sentido amplo, como caminho para a prosperidade e equilíbrio da sociedade portuguesa.
Pode ler o artigo completo aqui.