O Professor Pedro Pinheiro, Presidente do ISCAL, é o autor do artigo de opinião publicado recentemente no Jornal Económico, intitulado "O excesso de regulação e compliance em ESG será um obstáculo à sustentabilidade empresarial?". O texto reflete sobre os desafios que as empresas enfrentam no atual contexto de crescente regulamentação em matéria de sustentabilidade.
No artigo, Pedro Pinheiro alerta para a complexidade gerada pela "proliferação de normas, diretivas, regulamentações e frameworks de relato", sublinhando que esta realidade "pode tornar-se num entrave à concretização eficaz da transformação sustentável".
Este destaca ainda os desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas, que, mesmo não estando diretamente sujeitas à regulamentação, "acabam por ser afetadas pela complexidade e pelos custos de contexto associados ao compliance ESG".
O Professor defende a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e proporcional: "O desafio não está em regular menos, mas em regular melhor".
Lê o artigo completo no Jornal Económico.