Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 28 July 2025
Cerimónia de assinatura de protocolos com Ordem dos Despachantes Oficiais
  • Data:

No passado dia 23 de julho teve lugar, na sede da Ordem dos Despachantes Oficiais, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos protocolos de formação de curta duração, iniciativa promovida pela licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais do ISCAL e a Ordem dos Despachantes Oficiais.

Nesta 4ª edição do evento foram as seguintes empresas, da área de Lisboa, que se disponibilizaram para receber em contexto de formação os nossos alunos e alunas:

- António M.R. Fernandes - Despachantes Oficiais Associados, Lda.    
- Fernando Coelho - Despachantes Oficiais SP, Lda.
- José Júlio Roma de Andrade - Despachante Oficial Lda.   
- Mário Alexandre Alves Jorge - Despachante Oficial, SP, Unipessoal, Lda.   
- Rui Almeida, Arlindo Almeida - Despachantes Oficiais, SP, Lda.    

A comitiva do ISCAL foi recebida pelo Sr. Bastonário Mário Alexandre Alves Jorge.
A comitiva do ISCAL foi constituída pelos seguintes elementos:

- Pró-Presidente para a Cooperação, Valorização do Conhecimento e Relações com a Sociedade - Professor Paulo Peters (em representação do Presidente do ISCAL)
- Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra
- Subdiretora da licenciatura CNI – Profª. Ana Sofia Carvalho
- Subdiretor da licenciatura CNI – Prof. Carlos Carranho Proença
- Representando os orientadores ISCAL dos alunos em formação - Prof. João Bento
- Diretora de Serviços do ISCAL – Dr.ª Sílvia Ferreira
- Técnico do Gabinete de Relações Externas e Saídas Profissionais (GRESP) do ISCAL - Dr. Marco Mendes

Juntou-se à reunião a Despachante Oficial Catarina Quintans, diplomada pelo ISCAL em Comércio e Negócios Internacionais.
 

cds


Tomaram a palavra o Bastonário Mário Jorge, o Pró-Presidente para a Cooperação, Valorização do Conhecimento e Relações com a Sociedade - Professor Paulo Peters e o Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra.

O Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra começou por agradecer ao Sr. Bastonário Mário Jorge e à Ordem dos Despachantes Oficiais a disponibilidade para esta colaboração, que pelo quarto ano consecutivo permite que estudantes do curso de CNI tenham uma experiência formativa junto de empresas de despachantes oficias. Comentou que a longevidade deste projeto, concretizado pelo quarto ano consecutivo é a prova do sucesso desta iniciativa que ano após ano, desde 2021-2022, permite que estudantes do curso, de diferentes anos do plano curricular, a título extracurricular e de adesão facultativa, tenham uma primeira experiência junto de empresas deste setor de atividade tão importante no comércio externo português.
Agradeceu também às empresas que receberam os nossos alunos e aos orientadores do ISCAL e das empresas que acompanharam os nossos alunos ao longo desta experiência. Destacou também o trabalho administrativo conduzido pelo Gabinete de Relações Externas e Saídas Profissionais (GRESP) do ISCAL como fundamental para a concretização destas ações de formação.
 

sss


O sr. Bastonário Mário Jorge agradeceu ao ISCAL a disponibilidade para esta parceria, referindo que a mesma se insere numa dinâmica de aproximação da Ordem dos Despachantes Oficiais ao Ensino Superior que resulta em benefícios tanto para a ODO e empresas do setor como para as Instituições de Ensino Superior e seus estudantes. Neste sentido reafirmou a disponibilidade para continuar a colaboração com o ISCAL neste e em outros projetos formativos que venham a ser propostos.
 

sss


O Pró-Presidente do ISCAL para a Cooperação, Valorização do Conhecimento e Relações com a Sociedade - Professor Paulo Peters, agradeceu a todos os intervenientes nesta ação, agradecendo em particular à ODO pela receção da nossa comitiva. Afirmou a disponibilidade do ISCAL para em conjunto com a Ordem dos Despachantes Oficiais serem equacionadas possibilidades de ofertas formativas que correspondam a necessidades dos profissionais representados pela ODO, assim como dos diferentes setores do comércio externo português.