Submetido por ffinteiro a 24 March 2022
Celebrações do Dia do Estudante | 60 anos
  • Data: 24 Mar 2022

Em fevereiro de 1962, o Governo de António Oliveira Salazar proibiu, por decreto, as comemorações do Dia do Estudante. A reação por parte dos estudantes não se fez esperar e, apesar da proibição, iniciou-se em Coimbra o 1º Encontro Nacional de Estudantes, de onde resultou a criação do Secretariado Nacional de Estudantes (SNEPE).

Por seu lado, a Academia de Lisboa deu inicio a uma greve estudantil juntamente com o apoio dos colegas de Coimbra. Os estudantes que se concentraram na Cidade Universitária, em Lisboa, foram alvo de cargas policiais e detenções. Estava lançada a semente para que, em anos futuros, os estudantes universitários se tornassem num dos sectores mais ativos da resistência ao Estado Novo. Desses jovens estudantes destacaram-se nomes que hoje são referência em muitas áreas da sociedade portuguesa. São rostos de jovens que contribuiriam, e simbolizam, para a transformação de Portugal num país moderno e democrático.

Este ano, a evocação do Dia do Estudante, é o primeiro passo para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Em homenagem a esses jovens, apresentamos alguns Rostos da Crise Académica de 1962, que podem vir conhecer na vitrine do piso 0, junto à Biblioteca.

Texto de FB/SID ISCAL
Imagem de Museu Nacional de História Natural e da Ciência