Submetido por lcgoncalves a 27 January 2023
7.ºAniversário da Aliança ODS Portugal: ISCAL apresenta iniciativa "Um ODS por mês"
  • Data: 27 Jan 2023

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, que já integra a plataforma multistakeholder desde 2017, tem estado, ativamente, envolvido na educação para a sustentabilidade, nomeadamente através da iniciativa “Um ODS por mês”. Num dos painéis temáticos do programa comemorativo, o docente Fernando Miguel Seabra e Filomena Borbatécnica do Serviço de Informação e Documentação, fizeram o balanço do projeto. Fazer a interligação dos 17 ODS com os cursos foi a ideia de base, "o que em alguns casos é mais simples, noutros mais difíceis”, disse Fernando Seabra.

O docente refere que, ainda que haja um conjunto de ODS mais facilmente integrados nos planos de estudo do ISCAL, na área das Ciências Empresariais, o 8 – Trabalho digno e Crescimento Económico e o 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, “são onde encontramos um vínculo mais imediato”.

1

Vice-presidente do IPL, António Belo, docente Maria Luísa Silva, técnica Filomena Borba e docente Fernando Seabra

A adesão do Politécnico de Lisboa foi formalizada numa cerimónia protocolar inserida na conferência comemorativa do 7.º aniversário da Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Portugal, que decorreu no dia 24 de janeiro, na Sala de Extrações da Lotaria Nacional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, representou a instituição na cerimónia.

Tendo como tema “ODS – Concretização da Agenda 2030”, a conferência comemorativa, promovida pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugal incluiu, para além da cerimónia protocolar de adesão de várias instituições, mesas redondas dedicadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e o reconhecimento dos embaixadores.

A adesão do IPL à Aliança ODS Portugal, em 2021, agora oficializada, advém do compromisso assumido pela instituição com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. No Politécnico de Lisboa, a Sustentabilidade é uma prioridade estratégica, em torno da qual se desenvolvem ações colaborativas que envolvem toda a comunidade académica, caso do Conselho Eco Escolas.

1

Fernando Seabra e Filomena Borba no balanço de "Um ODS por mês" (foto ISCAL)

No final das comemorações, Mário Parra da Silva, presidente da direção da APEE, entregou os certificados de recondução e nomeação de novos embaixadores da Aliança ODS Portugal. Os docentes do ISCAL, Fernando Miguel Seabra, Jorge Rodrigues e Maria Luísa Silva viram reconhecido o seu papel de embaixadores, pelo trabalho voluntário e a título individual, que desempenham na prossecução de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atividade enquadrada no seguinte ODS da ONU:

• ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Sobre a Aliança ODS Portugal

Aliança ODS Portugal é uma plataforma multistakeholder que surgiu em 2016, da iniciativa da rede Global Compact Network Portugal (GCNP), no âmbito do ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, que pressupõe que as organizações e pessoas devem reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo da Aliança ODS Portugal é organizar a contribuição do setor empresarial para a concretização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Aliança engloba empresas e organizações com e sem fins lucrativos, públicas e privadas, tais como: empresas participantes do UNGC (United Nations Global Compact) / GCNP, Universidades e Institutos Politécnicos, ONG, municípios e outras entidades reconhecidas nas áreas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Os membros da Aliança ODS Portugal, entre os quais as organizações associadas da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, estão organizados de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas que pretendem trabalhar, permitindo, desta forma, desenvolver parcerias, projetos, programas e ações.

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL