Submetido por lcgoncalves a 29 June 2023
2.ª Edição do plano de oferta de formação em contexto prático de curta duração em CNI
  • Data: 29 Jun 2023

No sentido de proporcionar aos alunos da Licenciatura de Comércio e Negócios Internacionais um contacto direto com a realidade empresarial e com o exercício profissional em áreas diretamente relacionadas com o curso, é proposto um plano de oferta de formação em contexto prático de curta duração, de natureza opcional (não conferente de ECTS).

A Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) manifestou interesse em apoiar a realização de formação em contexto prático de curta duração de alunos procedendo ao contacto com empresas / Despachantes Oficiais, no sentido de ser definido um número de vagas para concretizar em 2022/2023.

Os documentos de acordo específico foram assinados, no dia 27 de junho, pelo Presidente do ISCAL – Prof. Pedro Pinheiro e pelo Sr. Bastonário Mário Alexandre Alves Jorge.

1

Na cerimónia estiveram também presentes o diretor da Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais, Prof. Fernando Miguel Seabra e a Subdiretora, Profª. Ana Sofia Carvalho bem como os orientadores dos alunos em formação por parte do ISCAL: Prof. André Festas da Silva, Prof. João Pereira e a Profª. Sandra Ribeiro e, ainda, o Dr. Marco Mendes, técnico do Gabinete de Relações Externas e Saídas Profissionais (GRESP) do ISCAL. Por parte dos alunos esteve presente o aluno Tiago dos Santos Botelho.

1

Nesta segunda edição da formação em contexto prático estarão em formação 17 alunos (incluindo alunos do 1.º, do 2.º e do 3.º ano) apoiados por 10 docentes orientadores por parte do ISCAL para além dos orientadores por parte das empresas.

A formação decorrerá em empresas de despachantes oficiais da área de Lisboa, que muito gentilmente se disponibilizaram para receber em contexto de formação os nossos alunos e alunas:

Fernando José Pinto Coelho - Despachantes Oficiais - SP, Lda.

Rui Almeida, Arlindo Almeida - Despachantes Oficiais, SP, Lda.

Manuel e Pedro Amaral - Despachantes Oficiais, Lda.

Trovisco Aires & Carmo, Despachantes Oficiais SP, Lda.

A. Morgado Macedo - Sociedade Aduaneira de Despachos, Lda.

António Chaveiro Despachante Oficial SP, Sociedade Unipessoal Lda.

Nuno Braamcamp - Despachante Oficial na Alfândega, SP, Sociedade Unipessoal, Lda.

Rui Pereira Pato - Despachantes Oficiais, Lda.

Mário Alexandre Alves Jorge – Despachante Oficial, SP, Unipessoal Lda.

José Júlio Roma Andrade, Despachante Oficial, Lda.

1

A estas empresas bem como à ODO e ao Sr. Bastonário Mário Alexandre Alves Jorge endereçamos os nossos agradecimentos.