Submetido por ffinteiro a 1 April 2021
Math ON
math ON

Ciclo de webinars organizado pela Profª. Carla Martinho no âmbito do projeto IPL/2020/e-ESupON_ISCAL, com o apoio do grupo de trabalho para o Ensino a Distância do IPL. A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Poderão ser emitidos certificados de participação mediante um valor de emissão. Para mais informações, enviar email para EaD@IPL.PT
O papel central que as instituições científicas e de ensino superior desempenham na sociedade em geral e no ensino em particular refletiu-se na utilização das plataformas online para substituir as aulas presenciais desde as primeiras horas da pandemia do covid-19, mesmo antes de ter sido declarado o estado de emergência. Desde então as aulas online têm sido uma constante na vida de qualquer professor.
Este conjunto de webinars, intitulado MATH ON (5 às 5), realiza-se durante cinco quintas-feiras, de 29 de abril a 27 de maio, às 5 p.m., pretende ser um espaço de partilha de saberes e estratégias de professores de matemática, que, pelas especificidades dos conteúdos, linguagem e dinâmicas, associados às suas UC, tiveram de se reinventar quando confrontados com o confinamento. Existem estratégias transversais que promovem as aprendizagens e encurtam distâncias e é por uma delas que iniciaremos este ciclo: a comunicação online.

29 ABRIL   INSCRIÇÃO

Math ON | Aulas de matemática online - A comunicação no EaD!

Carla Martinho e Fernanda Campos

Na educação a distância, destacam-se os recursos de comunicação entre os sujeitos: bidirecionais (mensagens e email) ou multidirecionais (fóruns e videoconferências). Outra característica refere-se ao tempo, que pode acontecer de forma síncrona e assíncrona. De entre as variadas formas de expressão, selecionámos o fórum para explicar as suas particularidades e possibilidades. Esse é um recurso que possibilita o diálogo, a colaboração e a comunidade. Porém, essas vantagens só poderão ser aproveitadas se o desenho do curso previr uma menor distância transacional e uma presença docente, discente e de materiais. Neste sentido, em nossa exposição, pretendemos apresentar perspetivas teóricas e práticas para a constituição de um espaço colaborativo.

6 MAIO   INSCRIÇÃO

Aulas de Matemática online: experiências em tempos de pandemia.

Ana Luísa Correia, Ana Alice PedroAyana FurtadoCristina Costa, Cristina Nunes, Claudia Silvestre, Irene Arraiano, José Salazar, Manuel MartinsMargarida Oliveira e Rui Paiva.

Neste segundo MATH ON, conjugam-se os saberes e as práticas de anos de experiência no ensino da matemática, com a incursão inesperada no ensino online. Para tal, estão presentes professores de álgebra, análise, estatística, investigação operacional, técnicas de apoio à decisão, análise de dados, entre outros, que irão dar o seu testemunho na 1ª pessoa. Experiências com o Moodle, os vídeos, a mesa digital, a câmara de filmar no telemóvel, o tablet, o OneNote e os testes online, são alguns dos exemplos das partilhas a que poderemos assistir.

13 MAIO   INSCRIÇÃO

Ferramentas facilitadoras na comunicação Matemática no ensino a distância.

Ayana Mateus | FCT-UNL
José Salazar | ISCAL

Não é o meio que determina se o ensino é efetivo ou eficiente, mas antes o método. Por isso, as estratégias devem ser diversificadas para aproveitar ao máximo as possibilidades do ensino online. A comunicação matemática tem especificidades tanto ao nível da escrita como da linguagem. A forma de comunicar através de vídeos expositivos e com recurso ao Latex pode ser facilitadora no ensino a distância. Ter algo que possa substituir o tradicional quadro da sala de aula, gravando e partilhando com os alunos tudo o que lá se escreve, é certamente útil. O OneNote, para além disto, integra um assistente de matemática que permite resolver equações, integrais e muito mais. Neste seminário, vamos ver como podemos escrever, editar e formatar utilizando LateX na plataforma Moodle, captar imagem e som de uma aula ou pré-gravando a própria aula e utilizar o OneNote como se de um quadro se tratasse.

20 MAIO   INSCRIÇÃO

Avaliação em Matemática no Moodle para além da escolha múltipla.

Ana Luísa Correia | Academia Militar

Na sua grande maioria, os testes online criados na plataforma Moodle são com questões de Escolha Múltipla e/ou Verdadeiro/Falso. Neste seminário, pretendemos dar conhecer outro tipo de questões com especial enfâse para as questões de tipo “Cloze”. Este tipo de questão permite combinar Escolha Múltipla com Resposta Curta e Resposta Numérica, de modo a que um enunciado comum possa admitir várias alíneas com vários tipos de resposta. Para além disso, demonstraremos como gerir e importar/exportar bases de dados de perguntas.

27 MAIO   INSCRIÇÃO

Sistema para ensino e avaliação usando um sistema de álgebra computacional.

Rui Paiva | ESTG - IPLeiria

Os testes convencionais de plataformas de ensino e aprendizagem são muito limitados no tipo de perguntas e pouco práticos na criação de diferentes versões das mesmas. Nesta sessão, são abordados testes online com perguntas dependentes de parâmetros aleatórios. Os tipos de pergunta abordados incluem escolha múltipla, verdadeiro/falso e campos de resposta na forma algébrica, avaliados por um sistema de álgebra computacional. Com este sistema, a transcrição de testes e exames de matemática em papel para formato eletrónico é viável para uma proporção significativa das questões, com perguntas diferentes para todos os alunos.