Submetido por cchenque a 3 September 2018
cmartinho@iscal.ipl.pt
Grau académico:
Doutor

Licenciada em Matemática Aplicada às Ciências Actuariais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Mestre em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL), com o tema Modelos vectoriais ARMA- Estudo e potencialidades. Doutorada em Ciências da Educação e Desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, pela FCT|UNL, com o tema Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos no 12º ano (2000-2005).

É professora do ensino superior desde 1993, sendo atualmente Presidente do Conselho Pedagógico e professora adjunta no ISCAL|IPL da área departamental de matemática, tendo entre 2011 e 2021 pertencido à área de contabilidade e auditoria, secção autónoma de matemática. Tem lecionado UC´s de Estatística, Matemática e Cálculo e Operações Financeiras, nas licenciaturas de Contabilidade, Finanças e Gestão, orientado e participado em júris de diferentes mestrados: Contabilidade, Auditoria, Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras, Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho, Gestão e Empreendedorismo. Enquanto professora auxiliar do departamento de ciências e tecnologias da Universidade Aberta, de 2009 a 2011, foi vice-coordenadora da licenciatura em Matemática.

Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAL, entre 2015 e 2018, e fez parte da direção da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2014 a 2018, período em que dinamizou as tardes de Matemática da SPM e em que e foi responsável pelo projeto Aula Aberta de divulgação de boas práticas educativas em Matemática.

Atualmente é investigadora integrada da Unidade ID&I do ISCPSI, da SPM, da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior, da Aula Cavila, da Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade, da European Academy of Management and Business Economics e da Eurasia Business and Economics Society. Desenvolve investigação em métodos quantitativos aplicados às ciências empresariais e em metodologias e avaliação no ensino, presencial e a distancia.

Coordena o projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico financiado pela 7ª edição do IDI&CA do IPL, 2022, MOOCS4ALL – MOOC de estatística e matemática para todos, e é membro integrante de outros projetos de investigação. Pertence à Unidade de Ensino a Distância do IPL, EaD@IPL, despacho nº 90/2021-IPL e ao Grupo trabalho trajetórias académicas e empregabilidade, GTTAE, do IPL, despacho nº 272/2021-IPL.

ORCID | CIÊNCIA ID