No passado dia 24 de maio de 2025, decorreu mais uma sessão de voluntariado dedicada à capacitação de jovens mães no domínio da emancipação social e da gestão da vida pessoal e profissional. Esta iniciativa, promovida no âmbito do compromisso institucional com a comunidade, teve como objetivo contribuir para a literacia jurídica e o reforço da autonomia e das participantes.
A 1ª sessão formativa foi orientada pelo Professor João Assis, docente do ISCAL e centrou-se na temática do contrato de arrendamento. Nesta componente, foram abordados os principais direitos e deveres legais do arrendatário, bem como as obrigações decorrentes da celebração deste tipo de contrato. As participantes foram igualmente convidadas a realizar exercícios práticos para treinar conceitos e simular situações práticas com vista à promoção de uma compreensão crítica e aplicada dos mecanismos legais associados à habitação.
Na 2ª sessão, a Professora Maria Luísa Silva, docente do ISCAL, abordou o tema da gestão do tempo enquanto competência fundamental na conciliação entre responsabilidades familiares e profissionais. Foram apresentadas ferramentas práticas de organização e planeamento, bem como estratégias orientadas para o aumento da eficiência e a redução do stress, particularmente relevantes para mulheres em situação de monoparentalidade e envolvidas em percursos empreendedores.
Esta sessão inscreve-se na missão do ISCAL de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos, através de ações de voluntariado académico com impacto concreto na comunidade.
A coordenadora do projeto, Drª Sílvia Ferreira salientou a importância desta formação para capacitar as participantes com conhecimentos jurídicos e competências práticas que lhes permitam tomar decisões informadas e construir percursos de vida mais seguros e sustentáveis.
Estes projetos reforçam o papel do ISCAL enquanto agente ativo na promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da justiça social.
Esta ação está alinhada com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):
01 - Erradicar a pobreza
04 - Educação de qualidade
10 - Reduzir as desigualdades
17 - Parcerias para a implementação dos objetivos