Submetido por rogermad a 12 May 2014
Solicitadoria: Celebração de Protocolo de Colaboração
  • Data: 12 Maio 2014

Culminando as negociações que vinham sendo desenvolvidas, pela Direcção do Curso de Solicitadoria, representado pelo seu Diretor, Professor Carlos Nunes, o ISCAL recebeu, no dia 29 de Abril, o ilustre Presidente da Chambre Nacional dos Huissiers de Justice Francesa, Maitre Patrick SANNINO. Apos visita às instalações do ISCAL, onde foi recebido também por alunos do Curso de Solicitadoria, foi assinado finalmente um protocolo de colaboração entre as instituições, com vista ao intercâmbio e valorização dos alunos do Curso de Solicitadoria.

Ficaram acordadas diversas iniciativas, na área da formação, ficando evidenciada a necessidade de aproximação das normas e atuação dos profissionais Solicitadores Europeus, no seu caminho para a afirmação da Europa.
O Curso de Solicitadoria do ISCAL reforça as relações internacionais, evidenciando a necessidade da aproximação da profissão de Solicitador e de Agente de Execução, a uma realidade Europeia.

Ao abrigo deste protocolo, será possível a concretização de internacionalização relevante, ou seja, com carácter profissionalizante, na qual os Alunos frequentarão, de forma gratuita, cursos na Escola Nacional de Processo Civil, em Paris.

Com o apoio de uma empresa, espera-se que, depois, os Alunos possam demonstrar o que já dominam junto da Comunidade Lusa e Luso-Descendente, vindo-se a alargar a experiência, a curto prazo, para a Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

Em linha com esta perspectiva, e com a mesma empresa, é objectivo concretizar um projecto que permita aos Alunos dos demais Cursos acompanharem esta iniciativa, auxiliando as empresas e os investimentos lusos em França e no sentido inverso.