Submetido por lcgoncalves a 15 July 2022
Projeto do ISCAL conquista 2.º lugar do concurso ACE Challenge
  • Data: 15 Jul 2022

O projeto BioColor, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa é o vencedor da 1.ª edição do concurso de ideias do Politécnico de Lisboa,  ACE Challenge, iniciativa integrada na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. Os vencedores são automaticamente selecionados para participar na iniciativa Born From Knowledge, promovida pela Agência Nacional de Inovação. A sessão de apresentação das ideias de negócio, decorreu no dia 13 de julho, nos Serviços da Presidência do IPL.

BioColor - Arrayed Enhanced Surface Plasmon Resonance for Biosensing Technology foi o projeto apresentado por Rima Mansour, alunda do mestrado em engenharia Informática e Multimédia pelo ISEL Caterina Serafinelli doutoranda em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade Nova de Lisboa. O projeto passa pelo desenvolvimento de um sistema  de deteção capaz de determinar o risco de contaminação do ar por COVID-19, em espaços fechados. A análise é realizada através de uma triagem contínua do bioaerossol extraído da humidade do ar.

ACE Challenge: PET BOOKING.PT

PET BOOKING.PT

segundo lugar foi atribuído a PET BOOKING.PT, um projeto das alunas da licenciatura em Solicitadoria do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de LisboaElsa Guerreiro, Celeste Medley, Maria Encarnação Monteiro de Oliveira e Teresa Bento. Disponibilizar uma plataforma informática que permita ao tutor de um animal doméstico verificar a localização e disponibilidade do serviço pretendido é um dos objetivos. A ideia é facilitar, juntando numa só plataforma, a procura de serviços relacionados com animais domésticos, fazendo parceiras com associações de proteção animal e convertendo uma percentagem da receita para essas mesma associações.

ACE Challenge: MyTeddy

MyTeddy

MyTeddy é o terceiro classificado do ACE Challenge. O projeto de Jéssica Maria Lagos, Lara Amaral, Márcia Cardoso, Mariana Alves e Tatiana Parola, alunas da licenciatura em Publicidade em Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, traduz-se numa marca que visa a reutilização de objetos sentimentais, transformando-os em peças únicas. Inicialmente, as jovens empreendedoras pretendem desenvolver peluches feitos a partir de retalhos de roupas que já não servem. O produto também inclui a possibilidade de adicionar uma parte amovível, na qual pode ser colocada uma fragrância ou som, ao critério do utilizador.

Do júri presidido pelo pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues fizeram parte: António Henrique Bernardo da Caixa Geral de Depósitos, Carla Rodrigues da DELTA Cafés e Luís Osório da POLITEC&ID.

Júri do ACE Challenge

Da esq.ª para a dt.ª: António Henrique Bernardo, José Cavaleiro Rodrigues, Carla Rodrigues e Luís Osório

Os prémios atribuídos aos projetos vencedores são patrocinados pelas entidades representadas no júri:

1.º lugar | CGD, no valor de 2000€
2.º lugar | Delta, no valor de 1500€
3.º lugar | POLITEC&ID, no valor de 1000€

A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no início do ano letivo 2022/23 em data a definir. Já em outubro deste ano, o projeto BioColor vai participar na iniciativa Born From Knowledge, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

ACE Challenge

Texto de CSS/GCI IPL