Submetido por lcgoncalves a 24 May 2022
Pedro Pinheiro: "o futuro do ISCAL não vai mais ser adiado"
  • Data: 24 Maio 2022

Foi uma das afirmações feitas pelo presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Pedro Pinheiro, na sessão solene que assinalou os 263 anos da Aula do Comércio, a 19 de maio, caracterizada pelas habituais intervenções institucionais e uma tertúlia dedicada ao projeto do livro “A Aula do Comércio ilustrada”.

Ao presidente do ISCAL coube o discurso de encerramento da cerimónia, marcadamente motivacional e virado para o futuro, visão partilhada por Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, que representou a instituição e, para quem devem ser postos “os olhos no futuro com esperança e otimismo, mas orgulhando-nos do passado desta instituição”.

Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa

Também docente do ISCAL, Maria João Escudeiro ressaltou, na intervenção, a importância da educação e ensino superior para a formação integral dos cidadãos, ao citar Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

vice-presidente do IPL fez questão de valorizar o “ato de grande responsabilidade para com a sociedade” que é a atribuição do grau de licenciado ou mestre pelas escolas do Politécnico de Lisboa. Ao ISCAL lançou desafios como: "a inovação pedagógica, nomeadamente quanto à adaptação de planos curriculares mais flexíveis integrando e promovendo competências que não somente as competências técnicas e científicas, competências estas claramente necessárias e relevantes para uma integração de sucesso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação de cidadãos adaptáveis e resilientes, e a possibilidade de fomentar o upskilling e reskilling dos cidadãos, impulsionadas por novas ofertas formativas, designadamente, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência".

Já o presidente do ISCAL falou do que se antevê ser o futuro da instituição, “que não se constrói sozinha (...), mas “alicerçada em homens e mulheres que trabalharam, diariamente, e que fizeram desde há 263 anos um determinado caminho. E só podemos garantir mais 263 anos de história se assim continuarmos”.

Consciente da necessidade de alterar um conjunto de aspetos na instituição, tais como “a questão da qualificação do corpo docente, a necessidade de inovação do processo pedagógico, de ter mais recursos,  novas instalações”, Pedro Pinheiro referiu que, mais do que “falarmos sempre muito nas necessidades que temos, vamos por o foco no que temos para dar”.

Ainda que antevendo tempos difíceis do ponto de vista económico, que se vão refletir no financiamento do ensino superior, o atual líder do ISCAL, preferiu dar ênfase a palavras positivas: “esta instituição vai ser muito mais do que é hoje quando todos trabalharmos em conjunto. O talento está aqui, em cada um de vocês. O que fazemos aqui, fazemos muito bem. O que preparamos, aqui, tem uma qualidade reconhecida no mercado de trabalho”, frisou. O líder da instituição referiu que, “enquanto for possível vou dar tudo o que tenho. Arregaço as mangas e luto o que for preciso por cada um de vocês”.

Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados

Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados foi a oradora convidada da cerimónia. Sobre o ISCAL disse ser uma referência nos profissionais de Contabilidade. “São alunos que olham para estas matérias olhando para o passado, para o presente e para o futuro. Trazem dignificação à profissão”, referiu.

Do programa fez parte uma tertúlia dedicada ao projeto do livro “A Aula do Comércio Ilustrada”, resultado de uma parceria entre o ISCAL e a Escola Superior de Educação de Lisboa. Coube a Orlando Gomes, docente e anterior presidente do ISCAL, moderar o painel constituído pelas docentes do ISCAL, Margarida Piteira (coordenadora do projeto) e Maria João Ferro e Filomena Borba, bibliotecária do ISCAL.

Comemorações dos 263 anos ISCAL

Ver galeria no flickr