Passar para o conteúdo principal
Submetido por marianabarros a 3 October 2025
ISCAL promoveu mais uma recolha de sangue
  • Data:

O ISCAL, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), promoveu uma iniciativa de recolha de sangue no passado dia 2 de outubro. 
A ação decorreu no período da manhã e a adesão da comunidade ISCAL foi notória, desde Docentes a não docentes e alunos.

 

oiii

srsrysrts

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não foi a primeira vez que a instituição organizou uma recolha de dádivas de sangue, mas foi a vez que mais alunos aderiram. 
Mariana Paulino foi uma das jovens que participou na ação. Foi a primeira vez que doou sangue e achou uma boa iniciativa por parte do ISCAL “pois foi mais fácil fazê-lo aqui do que ter de me deslocar a qualquer outro sítio, o que acabou por me motivar”. Com Mariana, veio também Ana Caliço, as duas estudantes do segundo ano de licenciatura tiraram um pouco da manhã de estudo para doar sangue pela primeira vez e ajudar quem mais precisa com um pequeno gesto: “É a primeira vez que estou a doar sangue, gostava de o já ter feito antes, mas assim acho que é mais fácil, o IPST vem cá e é mais rápido e mais acessível.”

 

erag

 

Quem também fez questão de marcar presença nesta iniciativa, foi a JBS (Júnior Bussiness Solutions). Rodrigo Ferreira, Presidente, deu também ele o exemplo, uma vez que a júnior empresa apelou internamente à participação dos diferentes órgãos na causa: “Toda a parte da responsabilidade social, tentamos ao máximo ter em conta, nós no ano passado já tínhamos dinamizado uma iniciativa semelhante onde nos deslocamos ao IPST, onde doaram 6/7 pessoas, mas com as restrições que existem na doação não conseguimos sempre juntar tantas pessoas quanto gostaríamos. Mesmo assim tentamos sempre ao máximo trazer o maior número possível de pessoas”. 

jbs2


Gonçalo Freixo, manager de Recursos Humanos da JBS, foi também um dos estudantes que aderiu “Gostaria de o ter feito anteriormente, mas é sempre bom este tipo de iniciativas porque também acho ser o nosso dever como cidadãos, devíamos todos, se com condições, doar sangue e tentar ajudar o próximo.”

rodrigogoncalo

 

O Professor Fernando Gaspar e também o Vice Presidente do ISCAL José Luís Silva, deram o exemplo aos mais jovens da comunidade.

 

xzxasasas

 

Esta ação insere-se no cumprimento da Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o ODS 3 - Saúde de Qualidade e faz parte do projeto de voluntariado do instituto.