Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 8 May 2023
ISCAL promove limpeza da praia de Algés
  • Data: 08 Maio 2023

No passado sábado, dia 6 de maio, o ISCAL em parceria com a ESTSeL e a UNESC, de Santa Catarina, Brasil, limparam uma praia nos dois lados do Atlântico.

Este ano foi a praia de Algés, no concelho de Oeiras, a praia escolhida para a limpeza e contou com a presença de alguns estudantes, docentes e funcionários. Estiveram ainda presentes o presidente do Instituto, Pedro Pinheiro e os vice-presidentes Fernando Carvalho e Ana Alice Pedro

Já a UNESC realizou uma limpeza no Balneário Rincão, no mesmo dia pelas 9h (hora do Brasil).

Nesta ação de reconhecimento e de levantamento, que durou cerca de 2 horas no total, foram variados os itens recolhidos. Entre tampas, cotonetes, espuma de isolamento, pacotes de batatas fritas e bolachas, pequenos pedaços de vidro, guardanapos e lenços de papel, palhinhas, pacotes de sumo, garrafas, fio de pesca e outros materiais, foram as beatas e filtros de cigarros, os fragmentos de plástico e os fragmentos de esferovite os protagonistas. No total, foram recolhidos quase 700 beatas e 550 fragmentos (micro plástico e pequenos pedaços de esferovite). 

Entre os elementos menos numerosos, destacam-se os copos, sacos, pacotes de tabaco, frascos, folha de alumínio e paus de gelado. 

Esta iniciativa foi promovida pelo grupo Eco-Escolas no âmbito do projeto Brigada #AMARoMAR, organizado pela ABAE e que tem como objetivo "conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências, desenvolver um projeto de aprendizagem ativa e induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema".

Atividade enquadrada nos seguintes ODS da ONU:

  • ODS 4 - Educação de Qualidade
  • ODS 13 - Ação Climática
  • ODS 14 - Proteger a vida marítima

 

 

Notícias nos orgãos de comunicação