Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 23 December 2021
ISCAL entre as seis Escolas do IPL reconhecidas como Eco-Escolas
  • Data: 23 Dez 2021

O ISCAL, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, voltou a ser congratulado, pela segunda vez consecutiva, com o galardão Bandeira Verde, no âmbito do projeto Eco-Escolas.  A cerimónia teve lugar, no dia 21 de dezembro de 2021, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa (IPL).

O Instituto e mais seis escolas do IPL foram reconhecidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) por promoverem iniciativas de comunicação que visam transformações de ordem social, económica e cultural no que diz respeito à sustentabilidade e ao ambiente, contribuindo assim para o sucesso do Eco-Politécnico. Além da entrega dos Galardões, foi ainda entregue os certificados aos projetos premiados.

Na cerimónia, o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, aproveitou para agradecer o contributo de todos aqueles que têm trabalhado as questões da sustentabilidade na qual o próprio instituto tem vindo a realizar investimentos concretos, nomeadamente ao nível da eficiência energética, da mobilidade elétrica e da associação a programas neste âmbito, como o de consumo de água da torneira promovido pela EPAL.

Assim, fruto do trabalho colaborativo com as diversas unidades orgânicas, o Politécnico de Lisboa é hoje um dos maiores Eco-Politécnicos do país. 

Deixamos o testemunho da Pró-Presidente do ISCAL para as Relações com a Comunidade, docente e coordenadora ISCAL do Projeto ao Programa Eco-Escolas (2019-2020; 2020-2021; 2021-22),  Margarida Piteira

 

2020 foi o ano no qual o ISCAL começou a consolidar a sua consciência ambiental, coincidindo com a sua participação no programa Eco-Escolas. Esforço, este, reconhecido pela atribuição do galardão Bandeira Verde, pela segunda, vez à nossa instituição, em 2021. Deste modo, começou-se a dar os primeiros passos rumo a uma Eco-Escola. Constituir o ISCAL uma instituição de ensino, mais sustentável e amiga do ambiente, é uma das nossas apostas. Não obstante, esta área encerra alguns desafios. Por um lado, as caraterísticas arquitetónicas e de logística do edifício que nos acolhe; por outro lado, a organização e compatibilidade das agendas, e dos tempos, da comunidade ISCALina. Não obstante, há uma equipa motivada, que abraça a causa, abrindo caminho para que o ISCAL exerça a sua missão de cidadania ecológica; trabalhando e implementando projetos anuais, nesta área da sua responsabilidade social. 
Das práticas desenvolvidas, para além da constituição dos Conselhos (permanente e geral), começou-se por dinamizar a comunidade ISCALina, criando massa crítica entre docentes, não docentes e estudantes. Destes primeiros anos de experiência, uma das mais valias foi uma tomada de consciência, entre o que existe e o que nos falta fazer; tendo sido desenvolvidos diversos projetos e ações, agregando-se também outras instituição parceiras, nacionais e internacionais.  
Não obstante o cenário dos dois primeiros anos, muito atípicos, o ISCAL continuará a trabalhar para que a comunidade onde se insere tenha um melhor lugar para viver. Mais do que um galardão, a Bandeira Verde é um comprometimento com as questões ambientais e da sustentabilidade. Trabalharemos em função de a honrar, da melhor forma que conseguirmos.
 

Certificado Eco-Escolas 2020/2021

 

eco-escolas galardao

 

Texto GRPCI e GCI IPL