Passar para o conteúdo principal
Submetido por marianabarros a 10 November 2025
ISCAL acolhe sessões da 1.ª formação do Programa de Mentoria, centrada nos modelos de Coordenação e Educação Relacional
  • Data:

O ISCAL recebeu, no passado dia 27 de outubro, duas das sessões presenciais da 1.ª formação do Programa de Mentoria, uma iniciativa que, nesta edição, está a ser desenvolvida em alinhamento com os modelos teórico-práticos de Coordenação Relacional e Educação Relacional. Estes modelos valorizam a qualidade das relações e o bem-estar que delas resulta, destacando cinco atos relacionais fundamentais: Respeitar, Escutar, Ajudar, Verbalizar e Partilhar Informação.

Esta primeira formação incidiu sobre os três primeiros atos: Respeitar, Escutar e Ajudar, os três conceitos, aplicados ao contexto das relações de mentoria. 

 

mentoriamentoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Através de momentos de partilha, exercícios práticos e reflexão conjunta, os/as participantes foram convidados/as a desenvolver competências, atitudes e comportamentos que reforçam o seu papel enquanto mentores/as, contribuindo igualmente para o seu crescimento pessoal e académico. Estes conteúdos vão ao encontro das áreas que os próprios mentores/as identificaram como prioritárias aquando da inscrição, como empatia, comunicação, capacidade de ajuda, compreensão e responsabilidade.

 

mentoria

 

Para garantir maior proximidade e adesão, foram realizadas sete sessões presenciais em diferentes escolas do IPL — ISEL, ISCAL e ESELx, abrangendo cerca de 100 mentores/as. As sessões contaram ainda com o apoio de mentores/as voluntários/as que colaboraram na logística e dinamização das atividades.

 

mentoria

 

No ISCAL, as duas sessões realizadas reuniram 44 mentores/as, que tiveram oportunidade de explorar e treinar práticas relacionais essenciais ao sucesso do Programa de Mentoria e ao fortalecimento da comunidade académica.