Submetido por ffinteiro a 19 June 2023
FAIPL: tomada de posse da nova direção
  • Data: 19 Jun 2023

A nova direção da Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL), liderada pelo estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Pedro Longo, tomou posse numa sessão que decorreu nos Serviços da Presidência do IPL, no dia 14 de junho. Unir o IPL é um dos desígnios da direção que representa os mais de 14 000 estudantes das 8 escolas.

Pedro Longo sucede a Rúben Silva na liderança da FAIPL, a quem agradeceu a determinação e amor à causa. O estudante da licenciatura em Finanças Empresariais do ISCAL afirmou que 2023 vai ser o ano da reafirmação da FAIPL. “Unir o Politécnico é um desafio. O futuro desta federação está nas nossas mãos”, afirmou o novo dirigente associativo.

Pedro Longo

Esforço, trabalho e dedicação esperam os membros da nova direção da FAIPL, que representa as estruturas associativas do IPL. Pedro Longo assume que juntos vão trabalhar na organização de ideias e reivindicação de posições e fazer com que a voz do ensino superior politécnico de faça ouvir em Lisboa. Agradeceu a confiança e assume o compromisso de consolidar a FAIPL no movimento associativo. “Somos mais de 14 000 estudantes e é a pensar em todos que iremos trabalhar”.

presidente do IPL

“Valorizamos muito o movimento associativo, nomeadamente a FAIPL, determinante para o IPL”, começou por dizer o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, para quem o papel das estruturas de estudantes é importante para a coesão da comunidade académica. “O IPL faz-se, fundamentalmente, com os alunos e para os alunos”, afirmou o presidente, que considera que os estudantes devem ser participativos, críticos e reivindicativos. “Façam valer os vossos direitos e contribuem para um país mais justo”, afirmou.

Ricardo Marques

Ricardo Marques, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, foi um dos convidados presentes na cerimónia de posse. Para o autarca, a FAIPL tem sido um parceiro estratégica desde 2015.  “A FAIPL foi parceira de primeira hora na criação da Associação +Benfica - Associação de Desenvolvimento e Co-Governança Local, que resultou de uma candidatura nacional de milhares de euros”, relembrou. Considera necessário retomar o trabalho feito para a criação de sinergias, que passa pelo aproveitamento de oportunidades locais para os estudantes que queiram possam trabalhar e na procura de soluções sociais.

Provedor do Estudante do IPL, Trindade Nunes, na sua intervenção, agradeceu aos estudantes que cessaram funções, cujo mandato decorreu numa fase difícil, e deixou palavras de motivação à nova direção, considerando que assumem uma missão importante.

Na cerimónia de tomada de posse esteve presente a presidente do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, Ana Bettencourt, o vice-presidente do IPL, Manuel Matos e os pró-presidentes Ana Raposo, Fernando Melício, Renato Abreu, Rute Agostinho e Vítor Almeida, bem como a presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaBeatriz Fernandes e o vice-presidente da Escola Superior de Comunicação Social, Manuel Batista. Também as Associações de Estudantes das Escolas do IPL estiveram representadas na sessão.

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL