Submetido por csnogueira a 20 October 2017
Enriquecimento curricular para melhores alunos
  • Data: 20 Out 2017

Contando já com a 2ª edição, a área de Economia e Finanças, subárea de Finanças, numa iniciativa pioneira no ISCAL, deu seguimento ao projeto iniciado em 2016, que pretendeu incentivar o mérito académico, ao disponibilizar um conjunto de experiências de enriquecimento curricular, para os melhores alunos de determinadas unidades curriculares.

Este ano, a iniciativa visou os melhores alunos das unidades curriculares de Análise Económica e Financeira, de todos os Cursos e de Avaliação de Projetos de Investimento, do curso de Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais.
Estas experiências incluíram:

•  Masterclasses: aulas eminentemente práticas sobre temáticas que normalmente não são tão aprofundadas no âmbito dos programas das unidades curriculares constantes dos seus planos de estudos de licenciatura. Estas aulas foram ministradas para grupos entre os 3 e os 5 alunos e versaram temas como: Avaliação de Projetos e modelagem em Microsoft Excel, Avaliação de Empresas e Criação de Valor, e O Dilema dos Mestrados, esta última contou com a colaboração, numa ótica de partilha de experiências e vivências, da Mestranda Vitalina Macedo.

• Shadowing: acompanhamento de técnicos no dia-a-dia das suas funções partilhando das atividades e conhecendo a realidade empresarial onde se inserem. Colaboraram nesta atividade a Ciphra – Contabilidade Gestão e Recursos Humanos, através da Partner, Dr.ª Maria João Dias, a Gespoc – Gestão e Contabilidade, através do Accounting Manager, Dr. César Brito, a Bizarro do Vale e Associados, SROC, através do Dr. Vítor
    Vale e a Ilda Monteiro Despachantes Oficiais, através da sua Gerente, Despachante Ilda Monteiro.

•  Palestras: sessões de 2 horas no sentido de despertar a atenção para temas não abordados com tanta profundidade no âmbito dos seus cursos, nomeadamente Factoring, Operações de Financiamento, Prática de Auditoria e Revisão de contas, Previsão de Falência e Reestruturação Empresarial. Esta última, teve como orador o Administrador da Oasis Atlantico, também Professor da Universidade Lusíada de Lisboa, Professor Doutor Mário Antão.

O ISCAL volta a congratular a organização pela iniciativa que em muito enriquece a experiência académica dos nossos alunos, não só pelo aprofundar de conhecimentos, como também pela aproximação às empresas, como primeiro contacto com a realidade profissional. Aproveitamos ainda para agradecer às entidades que se associaram a esta iniciativa e a todos os professores e alunos que a tornaram possível.