Submetido por lcgoncalves a 17 October 2023
Docente do ISCAL vence prémio no XIX CICA
  • Data: 17 Out 2023

O ISCAL marcou presença no XIX Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), que decorreu nos dias 12 e 13 de outubro, no campus da Quinta Agrícola da Bencanta, em Coimbra.

O evento organizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) / Coimbra Business School, teve como principal temática “O impacto do big data e da inteligência artificial”, desdobrado em sessões plenárias e sessões paralelas.

Clotilde Palma, além de ser moderadora numa sessão com o tema "Big Data e Inteligência artificial na Contabilidade e Auditoria", ganhou o prémio para melhor comunicação com o seu artigo "A utilização da Inteligência Artificial pelos tribunais fiscais".

José Luís Silva, vice-presidente do ISCAL, teve também um papel de destaque nesta edição ao participar na sessão plenária III, abordando o tema "A Academia e a Transformação Digital".

Os docentes Fernando Carvalho e Pedro Pinheiro estiveram presentes no evento, tendo o docente Fernando Carvalho apresentado um artigo intitulado as "Preferências de Aprendizagem nos Cursos de Contabilidade do Ensino Superior em Portugal", inserido no tema "Ensino e investigação em Contabilidade e Auditoria", que conta com a coautoria, entre outros, do docente Rui Domingos.

Vice-presidente - José Luís Silva, Presidente - Pedro Pinheiro, Docente - Fernando Carvalho (da esquerda para a direita)

Ao longo destes anos, os CICA têm contribuído positivamente para a visibilidade e consolidação da profissão na sociedade portuguesa e para a projeção da investigação científica em contabilidade e auditoria nas esferas nacionais e internacionais.