Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 9 November 2023
Docente do ISCAL participa na Conferência Internacional BPM 2023
  • Data: 09 Nov 2023

O docente do ISCAL, Fernando Rodrigues, esteve presente na 21.ª Conferência Internacional de Gestão por Processos de Negócio (BPM), que decorreu entre os dias 11 e 15 de setembro, na Universidade de Utrecht e na Hogeschool Applied Sciences Utrecht nos Países Baixos. A produção científica Conference proceedings encontra-se publicamente disponível.

 

BPM_1

 

O professor Fernando Rodrigues, participou a convite da Universidade de Utrecht como especialista nas áreas da Informática e da Gestão, tendo estado envolvido em representação do ISCAL, em diversos painéis e workshops relacionados com os temas “AI4BPM - Inteligência Artificial aplicada à Gestão”, “NLP4BPM - Processamento de Linguagem Natural aplicado a Processos de Negócio”, “Simulação e Métricas de Desempenho”, “RPA – Automatização Robótica de Processos”, “Cadeia de Valor Blockchain”, entre outros.

Com o apoio do Gabinete de Relações Externas e Saídas Profissionais, levou consigo um conjunto de folhetos com a oferta formativa ISCAL e que partilhou pessoalmente com vários professores, candidatos a doutoramento e investigadores provenientes de diversas universidades, entre as quais: St. Gallen – Suíça, RWTH Aachen University e Osnabrück University of Applied Sciences (Alemanha), Varsóvia – Polónia, Torino – Itália, Universidade de São Paulo – Brasil e Universidade da República de Montevideo – Uruguai. O aluno de doutoramento em Sistemas de Informação, Zeping Wang, da Universidade de Tecnologia de Queensland – Austrália, mostrou enorme curiosidade em conhecer presencialmente a realidade do Ensino Superior em Portugal.

 

bpm_2

 

Deu o seu contributo em dois painéis distintos: “Fórum dos Docentes/Investigadores” e “Fórum do Blockchain”. Reforçou publicamente a missão e o papel do ISCAL em produzir, ensinar e divulgar conhecimento, nas áreas em que dispomos de claras competências ao nível da Contabilidade e Administração, Finanças e Gestão, lançando propostas que foram debatidas confrontando “casos orientados para o mundo académico” vs “casos práticos orientados para os profissionais já inseridos no mercado” que podem vir a permitir no futuro consolidar a instituição como uma referência no plano internacional. 

Participou ativamente num workshop colaborativo denominado “Company Challenges” no último dia da conferência “Industry Day”. Foi uma oportunidade única para trabalhar desafios reais de Gestão por Processos de Negócio. Jason Dietz foi o convidado que apresentou os problemas atuais relacionados com BPM, permitindo que os participantes o pudessem ajudar a resolver. O Jason dirige equipas em Gestão da Mudança e lidera vários projetos a nível global. Trabalha na Tesco que é um retalhista britânico de produtos de mercearia, com sede no Reino Unido. O Grupo Tesco também inclui como participadas: Tesco Bank; Tesco Mobile; uma rede de lojas de conveniência One Stop; o principal negócio grossista do Reino Unido, Booker e um modelo de negócio inovador ao nível da ciência de dados, dunnhumby.

Recentemente com a introdução de um modelo de serviços no Grupo Tesco, teve o apoio da Software AG para a implementação de uma Arquitetura orientada a Processos (EPM).

É um caso de sucesso a nível global que pode ser consultado AQUI!. Fernando Rodrigues, tendo tido a oportunidade de participar ativamente nesta sessão prática, foi convidado a registar a sua presença junto dos responsáveis da Software AG, Eric Roovers (esquerda) e Caspar Jans (direita), patrocinadores platina da conferência.  

 

bpm_3

 

A participação presencial nesta conferência estava prevista e devidamente enquadrada no Plano de Atividades de 2023 da Área Departamental Ciências da Informação e Comunicação.