Submetido por lcgoncalves a 6 February 2023
"Dia Mundial das Zonas Húmidas": ISCAL junta-se ao Parque Florestal de Monsanto e à CML para celebrar a data
  • Data: 06 Fev 2023

O ISCAL associou-se à celebração do Dia Mundial das Zonas Húmidas que anualmente se celebra a 2 de fevereiro e cuja origem remonta à Convenção de Ramsar em 1971.

Deste acordo ficou definido no seu artigo nº.1 que “Uma Zona Húmida é uma área de sapal, paul, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas até seis metros de profundidade na maré baixa e zonas costeiras e ribeirinhas”. Devido à sua importância  para a sustentabilidade do nosso planeta e por algumas Zonas Húmidas estarem ameaçadas, urge mantê-las em bom estado de conservação.

1

Para comemorar esta data, alguns docentes e alunos dos conselhos das eco-escolas do ISCAL e da ESTeSL participaram na Palestra proferida pelo Investigador Doutor Luís Cancela  da Fonseca sobre “ Zonas Húmidas Costeiras: Gestão, Conservação e Biodiversidade", seguida de um percurso de observação dos ecossistemas no Lago da Ribeira e Espaço Biodiversidade do Parque Florestal  de Monsanto.

Este evento foi organizado pelo Parque Florestal de Monsanto e a Câmara Municipal de Lisboa.

Atividade enquadrada nos seguintes ODS da ONU:

• ODS 4 - Educação de Qualidade
  • ODS 13 - Ação Climática