Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 8 March 2022
Dia da Mulher no ISCAL 2022
  • Data: 08 Mar 2022

Hoje, 8 de março de 2022, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, e queremos aproveitar esta data para agradecer a todas elas pela sua dedicação ao serviço do bem estar de todos.


Feliz dia da Mulher! 🌹

 

8 de Março / 8 Mulheres/ 8 Poemas

O ISCAL , através da sua biblioteca, numa homenagem singela ao Dia de Todas as Mulheres, 8 de Março, recolheu 8 poemas de 8 poetisas portuguesas. São oito mulheres que se destacaram pela sua força, irreverência, genialidade e, sobretudo, por serem grandes. 

mulher
Os poemas podem ser encontrados na vitrine do piso 0, junto à Biblioteca, durante toda a semana.

Atividade enquadrada nos seguintes ODS da ONU:

  • ODS 5 - Igualdade de Género
  • ODS 10 - Reduzir as Desigualdades

___________________________________

Porquê um Dia Internacional da Mulher?

A 8 de março de 1908, 15.000 mil trabalhadoras fabris fizeram greve e marcharam pelas ruas de Nova Iorque em protesto contra a desigualdade de direitos políticos e económicos. Protesto que se alargou a vários pontos do globo.

Em honra dessas mulheres, o Partido Socialista da América, celebrou um ano depois, a 28 de Fevereiro de 1909, o primeiro Dia Nacional da Mulher. Em 1910, no Congresso Socialista, a alemã Clara Zetkin, propôs que esse dia se designasse por Dia Internacional da Mulher, proposta que foi aceite por unanimidade pelas delegadas dos 17 países presentes. Deste modo, a 8 de Março de 1914 celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, no modelo que até hoje persiste.

O movimento celebrar-se-ia essencialmente pela luta pela paz nas duas grandes guerras, mas também pelo direito de votar, trabalhar e pelo fim da discriminação em contexto laboral.

Finalmente, em 1975, durante a celebração do Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas estabeleceram como Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de Março.

Hoje, mais de um século depois, e segundo o relatório do Fórum Económico Mundial sobre as desigualdades de género ainda há muito caminho a percorrer.