Submetido por ffinteiro a 11 April 2022
Candidaturas Transforma Portugal: até 30 de abril
  • Data: 11 Abr 2022

Até 30 de abril estão abertas as candidaturas para propostas de financiamento de ações de apoio a crianças e jovens refugiados ou estudantes em situação de vulnerabilidade, no âmbito da iniciativa Transforma Portugal, à qual o Politécnico de Lisboa se associou, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de várias instituições de ensino superior e associações de estudantes. Apoio financeiro pode chegar aos 400€ por projeto, a partir de verba atribuída pela Fundação La Caixa/BPI.

Este segundo ciclo de financiamento de projetos de voluntariado criados por estudantes segue, tal como em 2021, o modelo de “microempreendedorismo cívico” (que se concretiza no pagamento de despesas associadas a estas ações num valor limite até 400€). O objetivo é apoiar grupos informais de estudantes no lançamento e execução de pequenos projetos de solidariedade.

Durante o ano de 2021, pouco tempo depois do seu lançamento, o movimento Transforma Portugal apoiou financeiramente 150 projetos de combate às consequências da pandemia da Covid-19. No total, mais de 700 estudantes estiveram envolvidos nestas ações. Agora, o Transforma Portugal prepara-se para apostar numa nova linha de financiamento – o apoio a crianças e jovens refugiados em Portugal, bem como a estudantes do ensino superior em situação de vulnerabilidade.
Este segundo ciclo de financiamento de projetos de voluntariado criados por estudantes tem inscrições abertas até 30 de abril e segue, tal como em 2021, o modelo de “microempreendedorismo cívico” (que se concretiza no pagamento de despesas associadas a estas ações num valor limite até 400€). O objetivo é apoiar grupos informais de estudantes no lançamento e execução de pequenos projetos de solidariedade.

As duas categorias de ações apoiadas neste ciclo

• Apoio a crianças e jovens refugiados em Portugal, desde logo aos que têm chegado recentemente a partir da crise da Ucrânia e do Afeganistão, considerando, entre outras, ações como o apoio à aprendizagem de português, à integração sociocultural ou desportiva e à plena integração na instituição de ensino que frequentem.
  • Apoio a estudantes do ensino superior, em situação mais vulnerável, como, por exemplo, alguns estudantes estrangeiros a frequentar as IES ou casos de insucesso e risco de abandono académico, de forma a os ajudar no seu processo de sucesso académico, de bem-estar e de integração social, contrariando os impactos negativos da sua experiência de vulnerabilidade.

Esta é uma iniciativa da Forum Estudante, através do Transforma Portugal e em parceria com o movimento Transforma Brasil. Conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, da Tecnologia e Ensino Superior, bem como das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes ao movimento Transforma Portugal. No total, está previsto o financiamento de 50 projetos.

Como participar?

Para se candidatar, cada grupo de estudantes deve inscrever-se na plataforma Transforma Portugal, apresentando uma proposta de ação a desenvolver até ao final do ano. A proposta deve especificar o que será feito, bem como onde, como e para quem serão realizadas as ações descritas. Por fim, a proposta deve incluir um pedido discriminado de apoio para despesas relativas à ação proposta, até ao limite de 400€. Este financiamento é concretizado a partir do apoio atribuído pela Fundação La Caixa/BPI.

A atribuição de financiamento para despesas aprovadas será feita depois da análise e aprovação da candidatura. As propostas serão analisadas por um júri de avaliação constituído pela Forum Estudante e por uma Associação de Estudantes ou Instituição de Ensino Superior correspondente ao território onde se realiza a ação.

Consultar o regulamento

Candidatura