Estudantes, docentes e não docentes do ISCAL apoiam a emancipação social de jovens mães na construção de um futuro melhor através do empreendedorismo
O projeto de Empreendedorismo Social para Jovens Mães continua a decorrer com sucesso, alicerçado num modelo de capacitação voluntária e apoio técnico, que visa promover a emancipação social e económica através da criação de negócios sustentáveis.
Inspirado nos princípios do modelo de negócio social de Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz e fundador do Grameen Bank, o projeto aposta na ideia de que o empreendedorismo pode e deve ser uma ferramenta de inclusão. Tal como defende Yunus, ao dar às pessoas as ferramentas certas — conhecimento, confiança e apoio — elas tornam-se capazes de transformar as suas vidas e contribuir positivamente para a sociedade.
Neste espírito foi criado um programa de capacitação e de consultoria, em regime de voluntariado, no qual participam docentes, não docente e estudantes do ISCAL com o objetivo de capacitar e auxiliar a estruturação de ideias em projetos de negócio viáveis, éticos e com propósito.
Na mais recente sessão, realizada a 26 de abril, o Professor José Luís Silva, Vice-Presidente do ISCAL, abordou o cumprimento de obrigações fiscais e de segurança social em Portugal — um passo crucial para que cada empreendedora possa avançar com segurança e informação correta na formalização e manutenção da atividade económica.
O projeto, mais do que uma formação, é um espaço de transformação pessoal e comunitária, onde o conhecimento é partilhado, os laços se fortalecem e o impacto se multiplica.
O projeto continua ativo! Seguem-se mais sessões, mais ideias e mais oportunidades de mudança.