smmartins
Submetido por smmartins a 22 March 2017
Contar um livro "A quinta dos animais"

[9 de maio de 2017 .:. 17h .:. ISCAL, Biblioteca]

quinta dos animais mA próxima sessão do “Clube de Leitura ISCAL” está aí. O livro escolhido é uma alegoria notável, em que o autor atribui aos animais os defeitos e os ridículos do ser humano, censurando a sociedade, os seus vícios e as suas funestas consequências. Com mais de meio século, trata-se de uma das sátiras mais cínicas jamais publicadas e continua tão fresca e actual como quando foi escrita, o autor retracta uma sociedade oprimida, onde os animais são maltratados até que num acto de rebeldia decidem criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade.

Nela assistimos à ascensão e à sangrenta queda dos ideais revolucionários, tão bem espelhada na subversão dos mandamentos que os animais criaram, quando o “são todos iguais”, com o surgir das sementes do totalitarismo, se transforma rapidamente num “mas uns são mais iguais do que os outros”.
Como já adivinharam, trata-se do livro Animal Farm de George Orwell, que em Português, recebeu várias traduções, tais como A Revolução dos Bichos ou O Porco Triunfante (no Brasil), e é mais conhecido em Portugal como O Triunfo dos Porcos, nas gerações mais velhas, e na sua versão actual politicamente correcta e literal se intitula A Quinta dos Animais.

Para conversar connosco sobre o livro e sua pertinência, contamos com a presença do Prof. Davide Argiolas, Mestre em Direito Internacional e Económico pela Università degli Studi di Udine, Doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Professor Auxiliar Convidado no ISCAL e investigador e membro da direcção do Ratio Legis - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Direito (Universidade Autónoma de Lisboa).

Apareçam, Quinta-feira, 09 de Maio, pelas 17H00, na Biblioteca do ISCAL.

Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação