Submetido por ffinteiro a 22 August 2022
Selo “Produção sustentável, Consumo responsável“ atribuído aos SAS IPL
  • Data: 22 Ago 2022

A atribuição do distintivo pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) foi feita com base numa candidatura submetida pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS IPL). O objetivo do selo “Produção sustentável, Consumo responsável“ é contribuir para o objetivo global de reduzir até 2030 o desperdício alimentar em 50%, bem como alcançar um dos três objetivos estratégicos na base da Estratégia Nacional de Combate ao desperdício alimentar: prevenir, reduzir e monitorizar.

Para Heitor Oliveira, coordenador do Serviço de Alimentação dos SAS IPL, “a atribuição do selo é reveladora das boas práticas implementadas nos serviços de alimentação, as quais contribuem para a sustentabilidade ambiental e para a consciencialização da comunidade académica”.

O dirigente dos Serviços de Ação Social destaca como fator relevante para a obtenção do selo, válido até 2024, a análise do desperdício alimentar feita no âmbito do PASS IPL – Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Politécnico de Lisboa, que vai permitir verificar os principais fatores que contribuem para o desperdício alimentar nas cantinas da instituição, podendo, desta forma, ser implementadas medidas para a sua mitigação. Estão previstas ações de sensibilização da comunidade académica do IPL sobre boas práticas de combate ao desperdício alimentar.

No campo da contratação de prestadores de serviços para a promoção do consumo sustentável de produção local nas cantinas e refeitórios públicos, a Lei n.º 34/2019 de 22 de maio, passou a ser uma ferramenta importante para a definição de critérios de seleção e aquisição de produtos alimentares para a promoção do consumo sustentável de produção local, ao reforçar fatores como a origem, impacto ambiental e qualidade dos produtos usados, nomeadamente nas unidades alimentares das Escolas do Politécnico de Lisboa.

O selo “Produção Sustentável, Consumo Responsável” constitui uma das ações previstas na Medida 6 – “Divulgar boas práticas” do Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, da responsabilidade do Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral e da direção-Geral do Consumidor, que tem como objetivo dar visibilidade a todos os que promovem ativamente o combate ao desperdício alimentar.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagem de GCI/IPL