O Professor Pedro Pinheiro, presidente e docente do ISCAL, publicou no Jornal PT50 o artigo intitulado "Literacia Digital: A Nova Gramática da Empregabilidade", onde reflete sobre o papel transformador da literacia digital na sociedade contemporânea e, em particular, no mundo do trabalho.
Logo no início, o autor enquadra o tema afirmando que "Vivemos um tempo de mudanças profundas, em que a transição digital deixou de ser uma promessa distante para se tornar uma realidade quotidiana". A literacia digital, defende, deixou de ser um mero instrumento técnico para se tornar "uma competência estruturante, indispensável não apenas para aceder ao mercado de trabalho, mas também para exercer uma cidadania ativa, crítica e informada."
O artigo realça a urgência de preparar as novas gerações para um contexto onde a tecnologia redefine carreiras, profissões e relações sociais. Com base em dados de estudos recentes, o Professor Pinheiro destaca que "84% das tarefas básicas estarão automatizadas até 2026", ilustrando a rapidez com que o setor financeiro está a transformar-se, tornando a literacia digital uma competência essencial.
Segundo o autor, "saber utilizar ferramentas é apenas o primeiro degrau". Hoje, é necessário compreender os algoritmos, interpretar dados, operar com segurança e agir com responsabilidade ética em ambientes digitais.
A reflexão termina com um apelo claro ao papel das instituições de ensino superior: "formar jovens digitalmente competentes é formar cidadãos mais livres, profissionais mais inovadores e contribuir para uma sociedade mais preparada para o futuro."