Submetido por ffinteiro a 13 April 2021
Politécnico de Lisboa inicia rastreio à SARS-CoV2 na comunidade académica
  • Data: 13 Abr 2021

A primeira ação de testagem realizada na comunidade académica do IPL, decorreu a 5 de abril, no Campus de Benfica do IPL. Esta iniciativa insere-se na estratégia de levantamento das medidas de confinamento e de combate à pandemia da doença Covid-19, seguida pelo IPL, que antecedem a reativação das atividades presenciais em instituições científicas e de ensino superior, prevista para 19 de abril.

As fases seguintes, do rastreio levado a cabo pelo Politécnico de Lisboa, com o apoio do Serviço de Saúde Ocupacional e do H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia, estão planeadas para os dias:

• 17 e 18 de abril, para quem retoma atividades presenciais a 19 de abril;

• 24 e 25 de abril, para quem retoma atividades presenciais a 26 de abril.

O contacto com estudantes, staff docente e não docentes está a ser feito através de envio de informação para o endereço de email institucional, meio oficial de comunicação da instituição.

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, numa comunicação dirigida à comunidade académica, diz contar com a participação de todos na ação de testagem, "para que as atividades presencias possam ser retomadas de forma mais segura". Ainda assim, o dirigente ressalta que, "os testes de diagnóstico laboratorial, independentemente do seu resultado, não isentam de manter todas as recomendações até agora em vigor, nomeadamente, o distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos. sirva para promover um regresso mais seguro".

O rastreio laboratorial para a SARS-CoV2, no IPL, arrancou com a testagem rápida de 93 estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, que reiniciam estágio em instituições de ensino cujas atividades presenciais já foram retomadas.

A inicitiva decorre no âmbito da adesão do Politécnico de Lisboa ao Programa de testagem CVP-Ensino Superior, resultante da orientação técnica aprovada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DB/GCI IPL