Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 15 May 2023
ISCAL International Days 2023: Instituto recebe visita de escolas parceiras
  • Data: 15 Maio 2023

De 10 a 12 de maio de 2023 decorreu no ISCAL o evento: "ISCAL International Days 2023", que contou com a presença de 9 Instituições parceiras (11 participantes, no total), no âmbito do Programa ERASMUS+.

ISCAL International Days 2023  teve início com uma sessão de boas-vindas, onde estiveram presentes o Presidente do Instituto, Professor Pedro Pinheiro, a Responsável pelas Relações Internacionais do ISCAL, Natacha Ornelas, o Pro-Presidente para a Internacionalização e Cooperação do Politécnico de Lisboa, Fernando Melício, e a responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica do Politécnico de Lisboa, Cristina Marques.

Durante estes três dias, foram várias as temáticas abordadas em contexto de aula - desde "Fashion Marketing", Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências de Negócio, Gestão Financeira Empresarial e Finanças Sustentáveis e, ainda, a Mudança do Paradigma na Área da Gestão. 

A realização do evento ISCAL International Days  foi uma oportunidade para estreitar laços com algumas das Instituições de Ensino Superior Europeias com as quais o ISCAL tem relações privilegiadas, bem como para abordar o desenvolvimento de projetos de investigação em colaboração com aquelas Instituições parceiras, designadamente do âmbito do financiamento do Programas ERASMUS. Dada a similitude dos Planos de Curso entre o ISCAL e estas Instituições, os Professores visitantes foram convidados a lecionar aulas abertas a toda a comunidade, o que permitiu que, tanto Estudantes como outros Professores – do ISCAL e convidados, assistissem à partilha de conhecimento abordada pelos participantes, trazendo assim uma dinâmica diferente às aulas que habitualmente são lecionadas nos respetivos cursos e unidades curriculares.

-  Natacha Ornelas, Docente e organizadora do evento enquanto responsável pelas Relações Internacionais do ISCAL 

Os nossos estudantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer diferentes realidades, uma vez que os parceiros aproveitaram para dar um testemunho na primeira pessoa sobre estes temas nos seus países - Roménia, Polónia, Lituânia, Finlândia, Itália e Chéquia. 

Quanto aos nossos parceiros, o ISCAL proporcionou ainda um momento de convívio, organizando uma City Walking tour que teve início nos Restauradores e passou por outros pontos históricos de Lisboa como Mouraria e Alfama, terminando no Terreiro do Paço.