Submetido por lcgoncalves a 15 December 2023
"Estudar Não é Para Todos": Estudante do ISCAL participa em reportagem da "Linha da Frente"
  • Data: 15 Dez 2023

Chama-se Raquel e está no 3.º ano da Licenciatura. A iscalina deu o seu testemunho enquanto estudante deslocada para o 31.º episódio da Linha da Frente, grande reportagem da RTP, emitido esta quinta-feira, dia 14 de novembro.

Com imagem de Tiago M.P.Costa, "Estudar Não é Para Todos" é uma reportagem da jornalista Sandra Salvado, que relata a realidade de muitos estudantes que se veem obrigados a desistir de um sonho devido aos elevados preços da habitação.

Como é referido na reportagem, "o preço médio de quartos e apartamentos para estudantes subiu 10.5 por cento no último ano, ultrapassando os 400 euros em Lisboa e no Porto, segundo o relatório do Observatório do Alojamento Estudantil, publicado em agosto pela Direção-Geral do Ensino Superior. Arrendar um quarto em Lisboa custa, em média, 450 euros por mês, e no Porto 425 euros. Setúbal com 350 euros, Faro 339 ou Aveiro com 320 são outras das cidades onde os custos com o alojamento são elevados.".

Raquel gasta quatro horas por dia em viagens de autocarro para poder estudar no nosso Instituto.

Reportagem completa aqui