Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 27 April 2022
Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho
  • Data: 27 Abr 2022

Celebrar o 1.º de Maio é também pugnar  pela segurança e saúde dos trabalhadores. Em antecipação às comemorações, relembramos o dia nacional de prevenção e segurança no trabalho que se celebra todos os anos a 28 de abril.

A primeira cerimónia, referente a este dia, teve lugar em 1996, em Nova York, onde foi erigido um memorial para lembrar todos aqueles que perderam a vida em acidentes de trabalho e aqueles que contraíram doenças relacionadas com a sua atividade profissional.

Em 2001, estas celebrações foram também instituídas pela Organização Internacional do Trabalho e são, neste momento, comemoradas em vários países que pretendem chamar a atenção para a segurança e saúde no meio laboral, de forma a promover a criação de mecanismos que assegurem a segurança de todos, procurando ainda reduzir os acidentes de trabalho e prevenir doenças profissionais.


Em Portugal, através da Resolução da Assembleia da República nº 44/2001 de 27 de junho, foi decidido que o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho seria sempre comemorado a 28 de abril.


Este dia tem como objetivo informar e sensibilizar os cidadãos para a importância da saúde e segurança no local de trabalho. Procuram-se realizar campanhas de informação e sensibilizar empregadores e trabalhadores para os riscos a que estão expostos, assim como os meios de proteção que devem utilizar, na realização do seu trabalho. Trabalhadores informados são trabalhadores mais seguros.

Pretende-se alertar a comunidade para o facto de todos terem direito a um ambiente seguro e saudável no seu local de trabalho, assim como a importância do bem-estar mental e físico dos trabalhadores. A prevenção de acidentes de trabalho deve ser também uma preocupação por parte das empresas, exigindo também um esforço por parte dos trabalhadores. Doenças do trabalho ou provenientes do desempenho profissional, riscos psicossociais, stress relacionado com o trabalho, tudo isso pode ser evitado.


Este ano, o ISCAL pretende também assinalar esta data, através de uma mostra documental sobre esta temática, patente na Biblioteca.