Alfasoft
Submetido por javaliadmin a 2 October 2020
Bem-vindos à família ISCAL!
  • Data: 02 Out 2020

Mensagem do Presidente do ISCAL:

Caras e caros estudantes recém-chegados,
Bem-vindos à família ISCAL!

É com enorme prazer e satisfação que tenho o privilégio de vos dar as boas vindas, a esta Instituição de ensino superior de referência e com larga tradição no ensino das ciências empresariais, e que se constitui como uma das oito unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa.

Como todos sabemos, vivemos tempos diferentes, que nos colocam desafios acrescidos que temos de saber superar. O ISCAL preparou-se de forma especialmente cuidada para o início do corrente ano letivo, no sentido de fazer face às contingências associadas ao evoluir da situação de saúde pública que enfrentamos.

O nosso desejo é que, não obstante os desafios que se adivinham, se consiga garantir a excelência no desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem.

Contamos, no sentido de atingir o nosso desígnio, com um corpo docente altamente qualificado, preparado e motivado, bem como com um conjunto de serviços devidamente organizados de modo a garantir o apoio necessário aos nossos estudantes nas diversas vertentes da sua atividade académica. Foram também adotadas, para o corrente ano letivo, as medidas consideradas necessárias de modo a garantir a saúde de todos.

Poderão consultar as recomendações e informações essenciais, respeitantes à utilização dos espaços do edifício do ISCAL. Para além destas recomendações, faz-se também notar que o ISCAL reforçou a higienização dos espaços, disponibilizou dispensadores de álcool gel nos diversos pisos do edifício, e definiu igualmente circuitos de circulação que minimizam o contacto próximo no seio da nossa comunidade.

Ao nível da organização das atividades letivas, destaca-se que as aulas irão funcionar em regime de b-learning, de acordo com o calendário. Nas semanas em que decorrerão aulas presenciais, estará presente em sala de aula no ISCAL metade da turma, em cada uma das semanas indicadas, dividindo-se assim a turma em dois turnos, A e B. A metade da turma que não se encontrará presencialmente na semana em causa, poderá assistir à aula por via remota ou efetuar quaisquer outras atividades propostas pelos docentes de cada unidade curricular.

Não serão permitidas trocas do turno atribuído a cada um dos estudantes, por uma questão de gestão da lotação do edifício; e os lugares a não serem utilizados em cada sala encontrar-se-ão devidamente assinalados. Assim, deverão os estudantes consultar no calendário disponibilizado quais as semanas em que se deverão deslocar ao ISCAL para assistirem presencialmente às aulas.

Quanto às semanas de aulas não presenciais, estas decorrerão via zoom ou plataforma equivalente. Compete ao professor disponibilizar, na plataforma Moodle, os endereços de acesso a todas as aulas on-line.

Na plataforma Moodle será também disponibilizado, pelo professor, o programa da unidade curricular e toda a documentação por este considerada relevante para o bom funcionamento da unidade curricular. Os estudantes devem manter as câmaras ligadas nas sessões on-line, no sentido de se garantir a desejável interação entre docente e discentes. O acesso à plataforma Moodle deve ser efetuado com as mesmas credenciais de acesso ao portal académico. O calendário letivo, bem como os horários das aulas poderão ser consultados no site do ISCAL.

A presidência do ISCAL, constituída por mim, Orlando Gomes, e pelos vice-presidentes Fernando Carvalho e Pedro Pinheiro, encontrar-se-á sempre disponível para vos auxiliar neste vosso trajeto que agora se inicia; com o desejo de um percurso académico pleno de realizações.

Orlando Gomes,
Presidente do ISCAL

Os melhores anos da tua vida!
Vem conhecer os cantos à casa da tua faculdade!