Submetido por csnogueira a 9 November 2016
Aos melhores alunos em AEF e CF
  • Data: 09 Nov 2016

Porque os melhores resultados surgem daqueles que se empenham e porque esse empenho deve ser reconhecido, os Professores Cândido Peres e Vitor Massena, ambos docentes da subarea de Finanças, numa iniciativa pioneira no ISCAL, desenvolveram um projeto que permitiu aos melhores alunos das unidades curriculares de Análise Económica e Financeira, do curso de licenciatura em Contabilidade, ramo fiscalidade, e Cálculo Financeiro, do curso de licenciatura em Contabilidade, ramo contabilidade, aceder a um conjunto de experiências de enriquecimento curricular. Estas experiências incluíram:

• Masterclasses: aulas eminentemente práticas sobre temáticas que normalmente não são tão aprofundadas no âmbito dos programas das unidades curriculares constantes dos seus planos de estudos de licenciatura. Estas aulas foram ministradas para grupos entre os 3 e os 5 alunos e versaram temas como: Avaliação de Projetos e modelagem em Microsoft Excel, Balanced ScoreCard, O Dilema dos Mestrados, Avaliação de Empresas e Criação de Valor.

Para além dos já referidos professores, as masterclasses contaram ainda com a colaboração do Prof. Domingos Cristóvão e do Mestrando José Miguel Vasconcelos.

• Shadowing: acompanhamento de técnicos no dia-a-dia das suas funções partilhando das atividades e conhecendo a realidade empresarial onde se inserem. Colaboraram nesta atividade a empresa Ciphra – Contabilidade Gestão e Recursos Humanos, através da Partner, Dr.ª Maria Joao Dias, a empresa Gespoc – Gestão e Contabilidade, através do Accounting Manager, Dr. Cesar Brito e o Hospital Garcia de Horta, EPE, através do Chief Audit Executive, Dr. Vitor Massena.

O ISCAL congratula os docentes organizadores pela iniciativa que em muito enriquece a experiência académica dos nossos alunos, não só pelo aprofundar de conhecimentos mas pela aproximação às empresas, como primeiro contacto com a realidade profissional. Aproveitamos ainda para agradecer às entidades que se associaram a esta iniciativa e a todos os Professores e alunos que a tornaram possível.