Submetido por ffinteiro a 10 May 2022
AMAR O MAR | ISCAL recolhe lixo na Praia do Dafundo
  • Data: 10 Maio 2022

No passado Sábado dia 7 de maio, o ISCAL em parceria com a UNESC, de Santa Catarina, limparam praias nos dois lados do Atlântico.

Nesta ação de reconhecimento e de levantamento, em que também participaram alunas da ESTSeL, que teve lugar na Praia do Dafundo, concelho de Oeiras, procedeu-se à recolha de tampinhas, caricas, cotonetes, beatas, pauzinhos de gelados, pequenos pedaços de vidro, material usado na pesca e esferovite. Mas o vencedor foi o plástico, desde micro plástico e plástico de maiores dimensões, como embalagens e sacos, copos, palhinhas e tubinhos para os mais variados usos. Entre os artigos menos numerosos, destacam-se isqueiros, cortiça, material de escrita como canetas e lápis, pedacinhos de tecido, pequenas contas, missangas e, até se encontrou um pedaço de uma persiana. Seringas, luvas e toalhitas, assim como todo o tipo de papel, bem como pedaços de corda e fibras.

Esta iniciativa foi promovida pelo grupo Eco-Escolas em conjunto com a UNESC, que também realizou uma limpeza no Balneário Rincão, no mesmo dia pelas 9h (hora do Br).

Amar o Mar é preservamos e cuidarmos dele, é mudarmos hábitos e respeitar a natureza. É evitarmos que todos os anos não chegue às nossas praias e costa, dois milhões de toneladas resíduos. É interrogarmo-nos se necessitamos de consumir tanto. É evitarmos o desperdício.

" Uma praia limpa tem muito mais pinta"

Veja aqui o testemunho de três estudantes que participaram na iniciativa:

Atividade enquadrada nos seguintes ODS da ONU:

• ODS 4 - Educação de Qualidade
  • ODS 13 - Ação Climática