Submetido por lcgoncalves a 25 July 2022
Academia Politécnico Lx 2022: “Persigam os vossos sonhos e procurem sentir-se realizados"
  • Data: 25 Jul 2022

O último dia da academia ‘Politécnico LX’, dinamizada pelo Politécnico de Lisboa e pela FORUM, teve início no ISCAL, passou por um passeio por Lisboa e terminou com o jantar de despedida, no IPL.

Para receber os alunos, o vice-presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Fernando Carvalho, reforçou a essência desta Escola: “uma casa que vos dá competências para atingir os vossos objetivos profissionais, com cursos relacionados com as ciências das empresas”.

Antes de passar a palavra ao presidente, Fernando Carvalho desejou aos jovens que tivessem “um dia bem divertido e que fiquem com uma ideia daquilo que pode ser o vosso futuro”. Já Pedro Pinheiro, presidente da Escola, aproveitou para deixar uma mensagem aos participantes: “façam escolhas conscientes e acertadas, mas persigam os vossos sonhos e procurem sentir-se realizados”.

Participantes da Academia Politécnico Lx no ISCAL com o vice-presidente Fernando Carvalho

Chegou a altura de passarem para a atividade desenvolvida pela professora Anabela Correia na ‘sala da criatividade’. Este momento foi “um jogo empresarial que consistiu em dividir os jovens por grupos para desenvolver um produto”, contou Filipe Inteiro, do gabinete de comunicação do ISCAL. Para o produto alimentar que desenvolveram, os participantes tiveram de escolher o nome, o público-alvo, desenvolver as cores, os rótulos, a marca e, no fim, apresentar a ideia a um júri e pedir um valor para investir.

1

Prestígio no ensino e valorização no mercado de trabalho

Ainda antes do almoço, Catalin Schitco, ex-aluno da licenciatura ‘Finanças Empresariais’ no ISCAL, deu uma pequena palestra sobre a sua experiência nesta Escola. Catalin confessou que “tudo o que havia da faculdade tentei aproveitar ao máximo”. Os principais pontos fortes desta Escola, de acordo com Catalin, são o “prestígio no ensino” e a “valorização no mercado de trabalho”. Após a conversa, os participantes realizaram um jogo para que pudessem descobrir qual o curso do ISCAL seria o mais ideal para si.

1

Após o almoço, os participantes deslocaram-se até à Praça do Comércio, local de início para um passeio por alguns pontos turísticos de Lisboa, como o Castelo de S. Jorge e o Miradouro de Santa Luzia.

Para finalizar a semana, o Politécnico de Lisboa dinamizou ums sessão de encerramento, que contou com a apresentação de um espetáculo de cada equipa e com os ‘Prémios Sardinhas de Ouro’, prémios estes que distinguiram os participantes que mais se destacaram, de acordo com uma votação dos restantes.

Apresentação de uma equipa de participantes da Academia Politécnico Lxm, no palacete dos serviços da presidência do IPL

“Esperemos estar cá para o ano para mudar a vida de mais 50 pessoas”

No jantar de despedida, os estudantes da academia assistiram ao vídeo resumo da semana, trocaram contactos com os restantes e mostraram-se bastante nostálgicos pelo fim da semana de atividades.

Clara Santos Silva, do gabinete de comunicação do IPL, fez um balanço final desta academia: “sem dúvida respondeu, mais uma vez, às expectativas. Tivemos um grupo muito interessado, muito coeso, deixou-nos muito felizes, por podermos mostrar de novo o nosso potencial, aquilo que as Escolas têm de melhor. Mostrámos que somos uma família”. Félix Pinéu, coordenador da academia, acrescentou ainda que “o balanço é muito positivo, temos 50 jovens impactados, de 50 escolas diferentes, e esperemos estar cá para o ano para mudar a vida de mais 50 pessoas, um caminho que temos feito com a ajuda do IPL”.

Texto: Forum Estudante
Fotografias: GCI ISCAL/ GCI IPL